O TEXTO A SEGUIR TEM SPOILERS DE "A BARRACA DO BEIJO 3"!
Se a primeira metade de "A Barraca do Beijo 3" parece uma retomada sem graça ao segundo filme, a metade final tem reviravoltas e surpresas dignas de final de novela. Logo no começo, Elle (Joey King) comunica aos amigos e ao namorado que decidiu estudar em Harvard, com Noah (Jacob Elordi). No início, Lee (Joel Courtney) fica chateado porque a amiga não vai para a mesma faculdade que ele (sim, ele continua muito infantil), mas com o tempo, os dois se resolvem e decidem aproveitar o último verão juntos.
Com essa decisão aparentemente feita, "A Barraca do Beijo" volta para a narrativa do filme anterior. Noah tem ciúmes de Marco (Taylor Zakhar Perez), Chole (Maisie Richardson-Sellers) está lá sendo uma amiga legal e inteligente, Lee e Rachel (Meganne Young) tentam passar mais tempo juntos. Parece tudo muito repetido. Só que, a partir de um momento, temos uma série de plot twists que sacodem o filme e te deixam até um pouco perdido, pensando: "o que será que vai acontecer, afinal?"
Antes de Elle abandonar tanto a ideia de Harvard quanto de Berkeley, ela e Noah terminam. Isso é um pouco inesperado, mas vamos falar mais sobre a relação dos dois no próximo tópico. Depois de passar o verão todo se revirando para agradar esses dois garotos mimados, Elle percebeu que ela nunca havia pensado no que era melhor pra si própria. Então, seguindo o conselho da Srª Flynn (Molly Ringwald), a garota decide buscar sua verdadeira paixão: designs de vídeogames em uma outra faculdade, na Califórnia. É um ponto bem legal do filme e, apesar de esperado (vimos algo parecido em "Para Todos os Garotos que Já Amei"), faz muito sentido com a história de Elle.
Agora sim, uma pergunta que todos querem saber: Elle e Noah ficam juntos? A resposta é: não sei. Provavelmente sim. Se você está esperando um final decisivo, pode ir se preparando para um encerramento ambíguo, que não mostra, de fato, se eles vão ficar juntos ou não. Mas tudo sugere que sim, eles ainda se amam e, depois de anos, vão se reencontrar. Só que não é aquele final com beijão e promessas de amor eterno. Fica mais sutil, no olhar mesmo (literalmente, porque o Noah olha para trás quando está indo embora e os dois se encaram mais uma vez)
Um término que chocou - mais até do que Noah e Elle - foi o de Lee e Rachel. Apesar de estar claro que a menina está desconfortável com algumas tentativas do namorado em planejar o futuro dos dois, acho que a maioria das pessoas não esperava que eles terminassem. Nem mesmo Lee, que é pego de surpresa com a decisão de Rachel. Acaba que fica mal explicado, porque os dois ainda se amam, mas ela tem medo da distância prejudicar muito o relacionamento - faz sentido, mas parece que ela se tocou disso do nada, entre o segundo e o terceiro filme.
Mas para quem shippa o casal, não se preocupe: no final, eles voltam. Apesar disso ser mostrado bem rápido no filme, na narrativa mesmo demora um tempo - como vamos te explicar daqui a pouco.
O filme começa quando os pais de Lee e Noah decidem vender a casa de praia, que estava na família há 80 anos, porque com os filhos indo para a faculdade, o local não seria tão usado, dando mais despesas do que qualquer coisa. Só que, bem no final, ao ver uma foto dos três, que Elle emoldurou para a "mãe postiça", a Srª Flynn desiste do acordo milionário e mantém a casa da família. É claro que valorizar a história é muito importante, mas eles estavam tão decididos e ficariam tão ricos. Nem é um plot twist que interfere diretamente no desenrolar da história, mas é uma decisão tão sem pé nem cabeça, que vale a pena ser listada.
Agora sim, o plot twists dos plot twists! Quando achávamos que o filme tinha acabado com Noah e Elle cada um no seu canto - com a jovem fazendo design de videogames - e Lee e Rachel terminados, o filme dá um pulo temporal de 6 anos no futuro. Aí descobrimos que o segundo casal voltou e já estão até noivos. Elle está solteira, trabalhando na área que investiu e muito feliz com a sua escolha. Já Noah é um advogado requisitado, de terno e gravata.
O mais engraçado é que, para mostrar a passagem do tempo, Joey King usa seu cabelo curtinho para interpretar Elle. Só que ninguém mais muda. Os outros três fazem faculdade, se formam, ficam noivos e a cara, o cabelo e o estilo são exatamente iguais.
É aí que Noah e Elle acabam conversando - porque a feira da escola continua com a tradição de barraca do beijo, o que faz os dois relembrarem os velhos tempos. Eles estão felizes, mas parece que ainda têm um carinho muito especial um pelo outro e ficam de se ligar e marcar de sair para matar as saudades. Por isso, o filme deixa a entender - apesar de não ser 100% claro - que depois de tantos anos, os dois casais - tanto Lee e Rachel, quanto Noah e Elle - ficam juntos.