"Game of Thrones" chegou ao seu fim no último domingo (19) e, como aconteceu durante a temporada inteira, gerou muitos memes, algumas surpresas e deixou bastante fãs decepcionados com o rumo da trama. Houve até petição com mais de 1,5 milhão de assinaturas para refazer o final da série, mas que a HBO ignorou e muitos atores acharam desrespeitoso, inclusive.
A esperança dos mais aficionados por "GoT" seria ver um final diferente, mais detalhado e com menos furos do que o produzido pela televisão, mas parece que George R.R. Martin, o criador dos livros de "Game of Thrones", achou o final bom e ainda fez uns comentários misteriosos sobre o fim da saga.
No seu blog pessoal, Martin elogiou a HBO pelas oito temporadas e garantiu que vai seguir trabalhando nos seus dois livros restantes pra encerrar "As Crônicas de Gelo e Fogo". Vale lembrar também que a série da TV seguiu com uma história própria da quinta temporada em diante - com uma certa orientação do autor, óbvio - pois já não tinha mais material de inspiração publicado.
Sobre a eterna discussão, Martin disse: "Como será o final? Eu ouço as pessoas perguntarem: será igual ao da TV? Será diferente? Bem... sim. Não. E sim. E não. E sim. E não. E sim" (...) "O final verdadeiro será da série ou do livro? É uma pergunta boba. Eu escrevo. Vocês leem. Depois todo mundo tem a sua opinião e vocês discutem sobre isso na internet". Tá bom, né?
Precisamos levar em conta também que existem muitas diferenças entre produzir um livro e uma série, tanto na questão de tempo, como de execução de certas ideias. Martin fez questão de destacar: "Estou trabalhando em um meio bem diferente que os showrunners Dan Weiss e David Benioff, nunca esqueçam. Eles tiveram seis horas para fazer a temporada final. Eu espero que os meus dois livros preencham três mil páginas manuscritas antes de eu terminar... e se mais páginas e capítulos forem necessários, eu vou adicionar".
Uma coisa é certa: ver as reações dos fãs com a série foi um ótimo termômetro pro George R.R. Martin saber que caminho seguir, não é?
Ainda não há previsão para o lançamento dos livros finais de "GoT".