"Verdades Secretas 2" estreou na última quarta-feira (20) e já virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Além do público que quer saber como vai terminar a história de Angel (Camila Queiroz) e Giovanna (Agatha Moreira), muita gente falou sobre as partes mais quentes, características da novela. Anteriormente, já havia sido divulgado que "Verdades Secretas 2" teria mais cenas de sexo do que capítulos. Ou seja, estávamos todes atentes!
Mas engana-se quem pensa que não é preciso de muita preparação e profissionalismo para entregar um trabalho tão bem feito e completo. Para saber mais sobre os bastidores da produção, o Purebreak conversou com Miriam Gonçalves, bailarina, professora de dança e instrutora de pole dance, que trabalhou como coreógrafa em "Verdades Secretas 2". Confira!
Muitos devem se perguntar como é o trabalho de uma coreógrafa em uma novela. Miriam Gonçalves é bailarina há 40 anos e trabalha com audiovisual há mais de 20, por isso, tem bastante experiência no campo para explicar o dia a dia do profissional da área. "Em trabalhos como 'Verdades Secretas' nós temos a função de 'preparadores corporais', assim como o diretor de elenco conduz os sentimentos que serão colocados no texto, nós preparamos a movimentação, a forma de andar, de passar a mão no corpo, um olhar", afirma.
Com base nas cenas desenhas pela diretora Amora Mautner, Miriam Gonçalves preparava as atrizes com antecedência para os dias de gravações. Quando chegava a hora de gravar, os diretores passavam o que queriam exatamente e a coreógrafa ia criando os passos com o elenco. "Uma hora anda de joelhos, em outra vai girando, outra o ator pega a atriz no colo e por aí vai... A importância da preparação é para a atriz saber o que fazer, sem parar a gravação para ensiná-la. Além disso, eles internalizam os movimentos, o que faz com que o resultado fique natural", explica a profissional que trabalhou com foco nas cenas do book rosa, preparando as atrizes Camila Queiroz, Rhay Polster, intérprete de Chiara e Julia Byrro, que faz Lara.
Gonçalves também se recorda que o maior desafio em "Verdades Secretas 2" foi o tempo corrido, comum em grandes produções. A construção da personagem de Chiara ganha destaque nesse quesito. "Tive um dia para fazer Thay Polster encontrar a sensualidade de Chiara, porque a primeira cena dela já seria um strip tease para o Gabriel. Tenso, né?", lembra a coreógrafa. Porém, ambas conseguiram fazer um bom trabalho, alcançando resultados impressionantes. "Ela foi gigante em cena, me arrepio só de lembrar", afirma.
Além do tempo curto, alguns atores dividiam as gravações de "Verdades Secretas" com outros trabalhos, como foi o caso de Camila Queiroz, que estava gravando também para a Netflix. "Tive apenas uma aula oline com ela, as outras foram direto no estúdio. Preciso ressaltar o profissionalismo dessa mulher, ela é impecável em cena", diz Gonçalves.
A coreógrafa também destaca que o trabalho é feito em equipe, com diferentes profissionais, como diretor de elenco, iluminador, especialista em shibari - técnica de amarração japonesa - e muitos outros.
As cenas sensuais e mais íntimas podem ser um desafio para muitos. Ter um profissional no estúdio não só ajuda a alcançar um resultado mais natural, como auxilia em todo o processo de gravação. "Nós, mulheres, temos a tendência de ter uma certa inibição quando se trata de sensualidade. Acho que sempre tem aquele 'medo de errar'. Quando alguém chega e fala 'anda assim, gira desse jeito, joga o cabelo', elas confiam e o trabalho sai lindo', explica Miriam.
A coreógrafa é diretora do Pole & Art Estúdio e já pratica pole dance e danças sensuais há 10 anos. Para ela, essas modalidades foram essenciais para ganhar experiência e conduzir as cenas mais quentes de "Verdades Secretas".