O Brasil é um país tão grande e, por isso, cheio de sotaques e costumes particulares de cada região. Por esse motivo, é muito comum as pessoas chegarem em alguma cidade diferente e pedir algo para comer, por exemplo, e acabar causando uma pequena confusão. Assim como já mostramos as diferenças entre o Rio de Janeiro e São Paulo, se liga nesses dez alimentos que possuem nomes diferentes, mas são a mesma coisa!
E se por acaso onde você mora algum desses tiver outro nome, não deixe de dar sua opinião nos comentários!
1. Tangerina
Essa aqui é a recordista de nomes. No Sudeste é conhecida como "Tangerina". No Sul, a galera come "Bergamota". Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica". E pessoal de Goiás também a chamam de "Poncan" ou "Mixirica".
2. Mandioca
Em um de seus discursos polêmicos, a própria presidente Dilma Rousseff, que está correndo o risco de impeachment, já disse: "Saudação à Mandioca!". É outra que tem vários nomes pelo país a fora. No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira".
3. Pão Francês
Esse aqui é polêmico, e muito! A maioria chama por esse nome, mas em alguns lugares como no Rio Grande do Sul e Bahia, e também por pessoas de origem portuguesa, conhece o tradicional pão como "Cacetinhos". OMG! Já imaginou como deve ser chegar na padaria e pedir uma coisa dessa? Acredite, é super normal. Em outras regiões recebe o nome de "Pão Carequinha", "Pão de Sal" e assim vai.
4. Geladinho
Vamos falar dessa sobremesa muito gostosa nas épocas de calor. Um dos doces mais queridos pelas crianças e super fácil de fazer também tem vários nomes. No Rio de Janeiro é chamado de "Sacolé" e em São Paulo "Chup-chup". Em Goiás, por "Laranjinha", independente de sua cor, e no Nordeste, é bem engraçado: "Ju-ju din-din".
5. Mingau
Esse aqui pode causar uma certa confusão, já que muitas pessoas chamam qualquer comida pastosa por esse nome. Além disso, pode ter vários sabores. Em São Paulo, a galera chama de "Curau", enquanto no Nordeste também conhecido como "Canjica". Deu pra entender?
6. Salsicha
Um alimento tão popular, mas que muita gente tem dificuldade pra falar seu nome. O pessoal de Curitiba, capital do Paraná, chama o principal recheio do cachorro-quente de "Vina". Sabia disso?
7. Abóbora
Muito usada no Halloween, muita gente não sabe, mas também conhecida como "Jerimum", principalmente no Nordeste, a abóbora é uma fruta assim como tomate! Não esqueça!
8. Fruta do conde
Só de ver essa foto dá água na boca, não é? Mas se você chegar no Nordeste pedindo por esse nome, pode ser que fique sem comer. Agora, se falar em "Ata" ou "Pinha", a galera vai atender seu pedido rapidinho.
9. Batata Baroa
Já comeu o purê disso? Não sabe o que está perdendo! Essa delícia tem sua origem lá na Cordilheira dos Andes, talvez por isso tenha vários nomes pelo Brasil. Em Minas e no Rio é conhecida por "Batata Baroa", em São Paulo como "Mandioquinha" e no Paraná é chamada de "Batata Salsa".
10. Vinagrete
Pra quem aprecia um bom churrasco - leia com sotaque do Sul - esse delicioso acompanhamento é chamado no Rio de Janeiro de "Molho Campanha", ou de uma forma sem matar o português, "Molho à Campanha".