13 anos após "A Origem", Christopher Nolan finalmente revela desfecho impressionante do filme
Publicado em 25 de julho de 2023 às 13:08
Por Larissa Barros
"A Origem" foi lançado em 2010, mas até hoje nos perguntamos o que de fato aconteceu no final do longa estrelado por Leonardo DiCaprio. Afinal, o peão parou ou não? Pois Christopher Nolan, diretor do filme revelou o que de fato ocorreu.
13 anos após "A Origem", Christopher Nolan finalmente revela desfecho impressionante do filme 13 anos após "A Origem", Christopher Nolan finalmente revela desfecho impressionante do filme© Reprodução
Após 13 anos de "A Origem", Christopher Nolan finalmente revela desfecho impressionante do filme
"A Origem": após 13 anos, Christopher Nolan finalmente revela desfecho do filme
13 anos após "A Origem", Christopher Nolan finalmente revela desfecho do filme
13 anos após "A Origem", Christopher Nolan finalmente revela desfecho chocante do filme
Veja + após o anúncio

Se você ainda está pensando no final de "A Origem" mesmo 13 anos após o lançamento do filme de Christopher Nolan, dono de diversos outras produções de sucesso, você não está sozinho. Os momentos finais do longa deixaram todos nós com uma grande pergunta: O personagem de Leonardo DiCaprio, Cobb, está acordado ou sonhando?

Nas últimas cenas, Cobb completa sua tarefa final e se reencontra com seus filhos, mas o seu peão totem ainda pode ser visto girando. De acordo com as regras explicadas no filme, se esse peão continua a girar, ele está sonhando - mas se ele cair, ele está acordado. Quando o peão vacila, a cena é simplesmente cortada para uma tela preta, deixando muitos espectadores se perguntando se Cobb ainda estava preso em um sonho.

Nolan fala sobre o final de "A Origem" e revela final do personagem de Leonardo DiCaprio

De acordo com o diretor Christopher Nolan, também diretor de "Oppenheimer", todo mundo está meio que perdendo o que a cena deseja entregar: "Eu passei por uma fase em que me perguntavam muito isso," ele disse no podcast Happy Sad Confused. "Não é uma pergunta que eu respondo confortavelmente".

Ele continuou, "Acho que foi [a produtora] Emma Thomas quem apontou a resposta correta, que é o personagem de Leo... o ponto da cena é que o personagem não se importa naquele ponto". Esta não é a primeira vez que Christopher se pronuncia sobre o final recentemente. Em junho, ele falou à Wired sobre como o final afeta o público: "Há uma visão niilista desse final, certo? Mas também, ele seguiu em frente e está com seus filhos", disse Christopher.

E aí vem a grande revelação de Christopher: "A ambiguidade não é uma ambiguidade emocional. É uma para o público intelectualmente. Então, embora não pareça que teremos uma resposta firme sobre onde o personagem de Leonardo está... pelo menos isso nos dá algo para ponderar 'intelectualmente'."

Palavras-chave
Filmes e Séries Filme Cinema Curiosidade