Os videogames se dividem basicamente nesses dois tipos: single-player em que você é o único "humano" que controla personagens ou multi-player com vários "humanos" controlando personagens no mesmo espaço. Olhando só a parte teórica, dá até impressão que ser o único a controlar o jogo em uma tela é algo solitário, mas não é não.
O Purebreak vai te provar que é possível ser feliz em uma relação "single-player com benefícios" com apenas 5 motivos.
1) Independência: é possível jogar sem internet
Faz bem ficar offline de vez em quando. Isso ajuda a esfriar a cabeça porque você se diverte continuamente sem todas aquelas janelas de mensagem pulando na sua tela. E se a interner cair, quem se importa? Você é que não. Single-player é relax.
2) Domínio: não dividir a tela, nem o ouro, nem o loot, nem nada. É tudo seu!
Em jogos multiplayer você sempre vai dividir alguma coisa e tem vezes que isso pode ser um pouco irritante. Quando o baú dropa uma espada incrível, mas quem ganha é seu amiguinho do grupo. Chega! Single-player é riqueza.
3) Liberdade: você pode curtir o jogo do seu jeito
Prestar atenção em cada detalhe ou pular missões opcionais, explorar o mapa todo ou ir apenas até a cidade central. Você é livre pra fazer o que, quando e onde der vontade. Single player é prazer.
4) Preservação: não tem ninguem pra te xingar se você está jogando mal, ou se está dando pouco dano ou se ficou distraído e fez cagada
Os chamados "jogadores tóxicos" são presença constante nos games multiplayer, por mais que as desenvolvedoras se esforcem para banir e disciplinar a galera. E tem o outro lado também: quando seu time está jogando mal e te irrita. Veja bem, jogando sozinho você nunca vai ser incomodado. Single player é tranquilidade.
5) Casual: você precisa de menos tempo e compromisso pra jogar
Em geral, um mesmo jogo é sempre mais fácil em seu modo single-player do que multi-player. Então, se você anda sem tempo durante a semana de provas, por exemplo, jogar sozinho se ajusta a isso porque é possível pausar e salvar a aventura para retomar quando puder. Single-player é flexível.
Sugestão de Jogos
Se você ficou convencido, aí vão sugestões por onde pode começar: "The Walking Dead" não requer um super PC. "The Elder Scrolls V: Skyrim" é quase uma lenda do single-play que todos amam. O RPG "Fallout: New Vegas" não tem clima medieval apesar da ótima história e, por fim, a franquia "BioShock" que também vai chegar ao iOS breve.