Sabe aquela pessoa que não gosta de compartilhar ou dividir nada? Que sempre coloca suas prioridades em primeiro lugar? E que se acha o centro do universo? Se você conhece alguém assim, então tem uma certa noção de como é difícil conviver com uma pessoa egoísta. O egoísmo é uma via de mão única: ou seja, não importa o quanto você faça por uma pessoa egoísta, ela não vai te devolver da mesma forma porque simplesmente não quer dividir e acha que só as necessidades dela importam.
Não é tão difícil reconhecer alguém egoísta, mas às vezes passamos tanto pano para algumas situações que não vemos o que está na nossa cara - e o quanto isso pode estar nos magoando. Por isso, saber reconhecer esse tipo de pessoa é o primeiro passo para se proteger e manter longe quem te faz mal. Veja a seguir 7 características de pessoas egoístas que você deve prestar atenção!
É claro que devemos sempre tentar ir atrás dos nossos desejos e buscar atender nossas necessidades para nos sentirmos bem. Porém, pessoas egoístas levam isso a sério demais e colocam esse como seu único objetivo na vida. Esse tipo de gente não mede esforços para conseguir o que quer, pois acha que suas vontades são mais importantes que as dos outros. Por isso, não interessa se alguém se magoar ou se prejudicar no processo. O importante é que eles consigam o que querem!
As características de uma pessoa egoísta são bem perceptíveis. Porém, muita gente tem dificuldade em identificar esses traços porque esses indivíduos sabem muito bem como manipular os outros. A pessoa egoísta tem grande facilidade em mexer com as emoções alheias. Isso quer dizer que ela sabe a melhor maneira de fazer você ficar do lado dela e priorizá-la a todo custo, além de fazer suas vontades. Pode ser difícil perceber isso sozinha, então é bom ficar alerta para esses sinais.
As pessoas egoístas acham que seus problemas e tudo que esteja relacionado a elas é o mais importante. Por isso, podem ficar horas falando sobre si mesmas ou sobre qualquer assunto que considerem relevante. Porém, na sua vez de falar, cortam o papo, não prestam atenção e arranjam qualquer desculpa para sair da conversa (ou voltar a falar de si mesma).
A pessoa egoísta faz o que quer. Por isso, se surgir alguma oportunidade boa do nada, não vai pensar duas vezes. Simplesmente vai topar qualquer coisa sem pensar muito nas consequências. Afinal, o que importa é estar se divertindo né? Pessoas egoístas nem vão se lembrar de ligar para os pais ou amigos, não vão pensar nos perigos que podem sofrer e nem se importarão com o que outras pessoas podem sentir. Vão apenas agir no impulso e ficar bem enquanto tudo estiver dando certo - e, se algo der errado, vão dar um jeito de culpar qualquer um menos a si mesmas.
A pessoa egoísta tem uma enorme dificuldade em sentir empatia. Isso acontece porque ela realmente acha que o seu interesse está acima de todos. Por isso, não consegue se colocar no lugar do outro e tem uma dificuldade gigante para entender o que uma pessoa pode estar passando. Assim, não se importam se acabam ferindo os sentimentos de alguém, pois não são capazes de entender como a pessoa pode estar se sentindo.
Marcar um horário e chegar horas depois, falar que vai fazer parte do trabalho mas não entregar, dizer que vai arrumar a casa e nem tocar na bagunça... todos esses comportamentos irresponsáveis fazem parte do dia a dia de uma pessoa egoísta. Isso acontece porque sempre surge alguma coisa mais interessante para ela e, como suas necessidades estão sempre acima dos outros, prefere fazer o que tem vontade, ignorando as responsabilidades. Por não terem tanta empatia, as pessoas egoístas muitas vezes nem dão satisfação e apenas deixam o outro na mão mesmo.
É claro que ninguém gosta de ouvir "não" para uma coisa que quer muito, mas vida que segue, né? Para uma pessoa egoísta, não é bem assim! Quem tem o egoísmo muito presente em sua personalidade não aceita o "não" e fica realmente irritado por bastante tempo. Pessoas egoístas, na maioria das vezes, são bem mimadas e querem que tudo aconteça do jeito delas. São pessoas que não sabem lidar com a frustração e não vão fazer questão de deixar claro que estão insatisfeitas.