A medida polêmica foi tomada nesta terça-feira (4) durante uma reunião do Parlamento Europeu. Eles aprovaram uma regulamentação obrigando que todos os dispositivos eletrônicos vendidos na União Europeia devem ser alimentados por portas USB-C como padrão, diferente dos gadgets da Apple.
Junto com a regra, foi decidido que aparelhos que não utilizem a conexão devem se atualizar e substituir as peças até o final de 2024. A decisão vale para smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, headsets, consoles de videogame portáteis, alto-falantes portáteis, e-readers, teclados, mouses, sistemas de GPS portáteis e fones de ouvido.
A partir de 2026 também devem se adequar ao padrão os notebooks vendidos na Europa. O Parlamento Europeu deseja "reduzir o lixo eletrônico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis". Isso porque, como falamos acima, o consumidor não precisará de vários tipos de cabos para seus dispositivos.
Quem será o maior afetado pela decisão do Parlamento Europeu será a gigantesca Apple. Isso porque a empresa usa um padrão proprietário Lightning para carregar seus dispositivos, como o iPhone, iPad e fones de ouvido.
Vale lembrar que a empresa acabou de lançar seu novo modelo de iPhone, o 14 e 14pro, e os preços chegam a R$ 15 mil no Brasil. Outras empresas fabricantes de celulares já utilizam o USB-C como padrão para carregar os dispositivos.
Eles também precisarão alterar o tradicional carregador dos aparelhos MacBooks a partir de 2026, o que deve causar uma busca por carregadores de proprietários dos aparelhos mais antigos.