O novo álbum do BTS só tem hinos! Sim, o "MAP OF THE SOUL: 7" foi lançado oficialmente nessa sexta-feira (21) e já podemos dizer que estamos viciados em todas as faixas. E, se você quer descobrir qual das músicas mais combina com o seu signo, chegou a hora! Será que você é mais "ON" ou "Louder Than Bombs"? É só clicar e descobrir!
E aí, curtiu o resultado?
São grandes as chances de que você, que está lendo isso assim como a gente, não entenda nadinha de coreano, né? É nessas horas que a gente agradece pela existência da internet! Afinal, é através dela que podemos saber exatamente o que os meninos do BTS estão falando nas músicas do "7". E, olha: as mensagens por trás são demais. Partiu descobrir um pouquinho mais sobre cada uma delas?
O Army já tinha ouvido esta canção antes, que foi lançada em janeiro, acompanhada de um MV estrelado por Suga. Nela, nosso Yoongi mostra que, quanto mais alto você voa, maiores são as consequências negativas do seu sucesso. Na letra, o medo de cair ou fraquejar é representado pela ideia da "sombra" que te persegue o tempo inteiro.
"Sim, a sobra sob os meus pés.
Olhe para baixo, está maior.
Eu corro, mas a sombra me segue,
tão escura quando a intensidade da luz.
Eu tenho medo, voar alto é aterrorizante."
Aqui, o Bangtan segue explorando o lado angustiante da vida. Ao invés de ignorarem os sentimentos ruins comuns a todo ser humano, os meninos preferem abraçar o lado obscuro de suas personalidades. Eles cantam sobre a dificuldade de superar uma fase ruim, a sensação de estar afundando e como é através do trabalho que eles se reencontram.
"Lentamente, eu abro meus olhos.
Estou no meu local trabalho, o meu estúdio.
As ondas passam
De forma sombria por mim, como um espasmo.
Mas eu nunca mais serei arrastado para longe.
No interior.
Eu me encontrei, me encontrei."
É nesta letra que Park Jimin mostra um dos porquês de ter sido eleito o idol preferido dos sul-coreanos em 2019. Através de versos cheios de carisma, nosso mochi canta sobre ser um filtro (sim, tipo aqueles do Instagram!) capaz de melhorar a vida da pessoa que escolhê-lo.
"Misture as cores na paleta escolha seu filtro.
Quais faces de mim você quer?
Prestes a mudar o seu mundo, eu sou o seu filtro."
O maknae do BTS, Jungkook, tinha apenas 15 anos quando o grupo debutou. Isso significa que o cantor precisou abrir mão de muita coisa para correr atrás dos seus sonhos. Esta letra é exatamente sobre isso: perceber que amadureceu mais rápido do que todos a seu redor, parecendo estar sozinho num espaço de tempo diferente.
"Continue correndo errado para pegar seu microfone.
Amigos andando no metrô, eu no modo avião.
Eu vou arrasar neste mundo, fiz minha própria loteria.
Mas talvez eu tenha ido muito rápido, perdido traços.
Não sei se estou vivendo isso do jeito certo."
Com uma ajudinha de Troye Sivan na composição, o BTS canta sobre superar a escuridão através de uma força que ecoa mais alto do que bombas. Sim, os dias difíceis existem, mas eles e o Army são capaz de enfrentá-los juntos.
"Mais alto do que bombas, eu canto.
Eu faço uma promessa para nós dois.
Independente das ondas que quebrem em nós,
nós vamos cantar para você eternamente.
Mais alto do que bombas, eu canto."
O clima de superação continua em "ON". Com uma letra que te inspira a lutar, o BTS encara a dor de frente, com a certeza de que conseguirá se encontrar e sair vencedor.
"Traga a dor.
Sem temer, agora que eu sei o caminho.
Respire as pequenas coisas.
Meu ar e minha luz no escuro.
O poder das coisas que me tornam 'eu'.
Mesmo se eu cair, eu me levanto, grito."
É com muita raiva no coração que o BTS manda um recadinho nada leve para os haters.
Todos já tivemos aqueles dias em que tudo parece dar errado, né? O problema é que, na maioria dos casos, não conseguimos nos livrar da tristeza. Nesta letra, o grupo encoraja a todos a encararem a meia noite como um horário perfeito para começar do zero.
"Venha para casa.
Deite-se na cama e pense
'Foi minha culpa?'
Esta noite tonta.
De repente, olhe para o relógio.
São quase 00:00."
E quando o Taehyung decide gravar uma música mandando uma mensagem para a criança que foi um dia? Na letra, nosso V relembra os momentos difíceis da sua infância e garante ao seu "eu" do passado que tudo ficou bem.
"O você de ontem
Agora eu vejo tudo.
Os muitos espinhos que brotaram na rosa
Eu quero te dar um abraço."
Com "Friends", Jimin e V transformaram a sua amizade em música. Na letra, eles falam sobre como se encontraram neste mundo e dividem com os fãs alguns momentos fofos da dupla Vmin. Até o dedo mindinho do Jimin virou inspiração!
"Um dia, quando essa alegria acabar, fique .
Fique ao meu lado .
Por toda a eternidade, continue aqui.
Você é minha alma gêmea."
Em mais um solo capaz de quebrar o coração de qualquer army, Jin declara todo o seu amor comparando a pessoa amada (ou o Army, se você preferir) à Terra, enquanto ele é a lua - um pequeno pontinho que ilumina o seu coração. Rei das metáforas!
"Mais do que qualquer palavra.
Mais do que palavras de agradecimentos.
Eu estarei ao seu lado.
Na noite escura,
Para que você brilhe muito mais,
Eu irei te proteger."
Como algumas pessoas parecem ter esquecido completamente o significado de respeito? RM e Suga utilizam todo o seu talento para criar um rap sobre a necessidade de realmente entender o que a palavra significa, antes de usá-la em vão.
"O que é 'respeito'? (O que, hyung?)
Eu não sei, é por isso que estou perguntando, garoto (Oh.)
O que é 'respeito'?
Por que todo mundo está dizendo isso?
Honestamente, eu não consigo entender.
A estima por alguém é
Algo tão fácil?"
A continuação de "We Are Bulletproof Pt.2", uma das primeiras músicas do BTS, relembra quando o grupo estava apenas começando e reflete no quão longe os meninos chegaram.
"Oh!
Nós éramos apenas 7
Mas temos todos vocês agora.
Depois de sete invernos e primaveras,
Nas pontas de nossos dedos entrelaçados
Oh!"
Interpretada por J-Hope, a letra mostra uma versão mais alegre do grupo: aquela que percebe que os anos passaram e escolhas foram feitas, mas o que realmente importa é o agora. O seu caminho já foi percorrido e, no final do dia, você deve se sentir feliz pelas suas escolhas e confiar em si mesmo.
"Uh, o tempo passa.
Sete anos de angústia finalmente foram embora.
Opressões todas resolvidas.
Em meu coração, vêm respostas nas quais eu mais confio."