A onda de mobilizações em torno do #BlackLivesMatter ("vidas pretas importam") atingiu pessoas do mundo inteiro nos últimos dias. Vários famosos, inclusive, estão se manifestando. Nesta quinta (4) foi a vez do BTS mostrar um posicionamento a respeito. O perfil oficial do grupo publicou uma mensagem antirracista, usando a hashtag, que surgiu após um policial branco assassinar George Floyd, homem preto e desarmado, nos EUA.
"Nós somos contra a discriminação racial. Condenamos a violência. Você, eu e todos nós temos o direito de ser respeitados. Nós vamos ficar juntos. #BlackLivesMatter", escreveu o perfil do Bangtan Boys. A mensagem, claro, foi muito bem recebida pelos Armys, que ficaram satisfeitos com o posicionamento público dos meninos.
No último domingo (31), fandoms de diversos grupos de K-Pop se uniram para boicotar o departamento da polícia de Dallas, que pediu fotos e vídeos de "atividades ilegais em protestos" para o seu aplicativo. A manobra era uma forma de deslegitimar as manifestações antirracistas e contra a violência policial. Sendo assim, a comunidade K-Popper inundou o aplicativo com as famcans. Mais tarde, foi anunciado que o aplicativo saiu do ar por problemas técnicos.
A missão do K-Pop voltou na última terça (9), quando hashtags a favor da supremacia branca e de cunho racista tentaram boicotar a campanha do #BlackOutTuesday e #BlackLivesMatter. Não demorou muito para que a as hashtags racistas fossem invadidas por conteúdos de K-Pop, que ofuscaram as demais publicações.
O K-Pop é mesmo gigante, né?!