Dia 13 de julho é talvez o data mais sonora do calendário. Para celebrar o Dia Mundial do Rock, o Purebreak resolveu unir duas coisa que juntas são fantásticas: música e cinema. Então, listamos algumas das produções mais emblemáticas que levaram o gênero para as telonas. Portanto, som na caixa!
1) Quase Famosos:
Música, paixões, sonhos, decepções. Um garoto de 16 anos é escalado pela cultuada revista "Rolling Stone" para cobrir a turnê de uma banda e quanto mais ele vai se envolvendo com o grupo, mais vai fazendo parte do cenário do rock dos anos 1970. Tudo isso é claro ao som de Elton John, Simon & Garfunkel, The Who, Black Sabbath, Jethro Tull, ynyrd Skynyrd, Led Zeppelin...
2) Alta Fidelidade:
O dono de uma loja de discos que só vende vinil está prestes a terminar um relacionamento quando decide fazer uma seleção do seu "top 5 finais de relacionamentos". Não faltam referências ao universo musical e, claro, rock 'n' roll de alta qualidade: Queen, Elvis Costelo, Bob Dylan, Steve Wonder...
3) Vida de Solteiro:
Para todos os amantes do movimento grunge dos anos 1990, aqui é o lugar certo. Amores juvenis ganham outro significado quando embalados por uma trilha sonora altamente impregnada pelo som de Seattle daquela época.
4) Escola de Rock:
Rock se aprende na escola e Jack Black na pele de um professor-liberal-em-escola-tradicional vai provar isso.
5) The Wonders – O Sonho Não Acabou:
Uma banda fictícia provavelmente nunca fez tanto sucesso quanto The Wonders. Criado para o cinema, com uma lista de canções originais que se tornaram cultuadas muito além do filme, o grupo nunca existiu, mas tem uma história que poderia representar qualquer rockeiro de respeito.
6) Aconteceu em Woodstock:
A história do maior festival de música independente do mundo é contada pelo ponto de vista dos donos de um pequeno hotel na vizinhança de Woodstock.
7) The Rock Horror Picture Show:
Escrachado e assumidamente trash, o musical mostra o lado contestador do rock'n'roll ao revelar um mundo libertino e repleto de luxúria.
8) Os Piratas do Rock:
Nos anos 1960, rádio piratas tocam muito rock 'n' roll enquanto as gigantes ignoravam o gênero. Malucos e apaixonados, eles representavam toda a anarquia do movimento musical e cultural.
9) Detroit Rock City:
Todo o espírito subversivo do rock dos anos 1970 é resgato ao relatar a história de um grupo de amigos que faz uma longa viagem para ver um concerto da banda favorita.
10) Velvet Goldmine:
Purpurina e muita maquiagem para retratar o exagero visual do glam rock inglês dos anos 70 e toda a revolução provocada na época, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade.
11) Rock of Ages:
Tom Cruise na pele de um rockeiro metidão com ares de Axl Rose é a figura central dessa produção que tem uma trilha recheada de clássicos do rock: Bon Jovi, Poison, Def Leppard, Joan Jett...
12) Across the Universe:
Num melhor estilo "Glee", uma história de amor com fundo político, no melhor estilo psicodélico e paz-e-amor dos anos 70 inspirada no universo dos Beatles.
13) Tenacious D – Uma Dupla Infernal:
Jack Black e Kyle Gass e juntaram para se tornar a maior banda de rock do mundo, por meio de uma palheta com poderes místicos. Já é um clássico!