A profissão da vez que está prestes a ser ocupada por robôs é a de garçons de cafeteria. A Honda revelou nesta quarta-feira (16) que seu projeto Asimo, o robô humanoide mais avançado do mundo, agora consegue abrir garrafas, servir a bebidas, entregar os copos aos respectivos clientes, subir, descer escadas e até saltar. Ele também é capaz de reconhecer os rostos e as vozes de várias pessoas reunidas mesmo que estejam falando ao mesmo tempo.
O nome Asimo é a sigla para "Advanced Step in Innovative Mobility" (Passo Avançado em Mobilidade Inovadora). Honda é uma das gigantes da tecnologia japonesa e tem um histórico de montagem de robôs que começou em 1986, mas esse é finalmente o primeiro que pode ter um uso prático em casa ou no local de trabalho.
O que mais Asimo é capaz de fazer?
O robô fala inglês e japonês, consegue prever a direção que uma pessoa vai andar para mudar sua rota e evitar uma colisão, consegue transportar uma bandeja, empurrar um carrinho e até mesmo jogar futebol (oi? como assim?). Mas a empresa declarou que é um projeto em desenvolvimento e que apesar de seus planos serem de criar algo que possa auxiliar a vida das pessoas, não existem planos definidos para comercialização.
Algo um pouco parecido com isso é o projeto do ucraniano Herman Haydin que participou do concurso Electrolux Design Lab 2014 . Ele criou um drone que se chama Yura e é capaz de preparar sua bebida e levá-la até você voando. Ele responde a comandos de voz e sabe preparar coquetéis, sucos, chá ou café e ainda consegue informar o número de calorias, carboidratos, gorduras e proteínas em sua bebida. Imagina um drone-passarinho-bartender, hein? Que exótico isso.