Se o seu PC já não tá dando conta da maioria dos seus jogos, não tem jeito, vai ter que renovar seu amigão. A boa notícia é que você não tem que vender um rim para isso. Em uma conversa com o especialista em hardwares da RLS Informática, Carlos Mirendill, ele revelou o pulo do gato dos computadores para games. E o Purebreak vai te contar, claro!
"Uma grande dica quando se vai montar um computador peça por peça é se preocupar em manter todos os componentes no mesmo nível. Se vai comprar peças mais potentes, é preciso que todas sejam equivalentes", afirmou Carlos.
E é com uma média de 3 mil reais que você consegue o PC pra jogar "Watch Dogs" curtindo todos os efeitos especiais.
Uma escala de importância para cada peça
A placa de vídeo é primordial pois é ela que exibe tudo o que você vê na tela do monitor. Não custa menos de 400 reais. Existem algumas que chegam a custar 4 mil reais. Mas não é uma dessas que você quer. Ou tá reconsiderando vender um rim?
Em seguida a memória RAM, responsável pela velocidade da estrutura como um todo. O processador é o cérebro que dá as ordens. A placa mãe é o esqueleto onde tudo fica encaixado. Sempre verifique se ela possui todas as entradas compatíveis com as peças citadas anteriormente.
Carlos explicou que "Se você compra um processador rápido e potente, de nada adianta colocar pouca memória RAM. O PC vai ficar lento como se você tivesse comprado um processador barato. Se comprou uma placa de vídeo de 800 reais, tem que ter uma fonte de alimentação robusta pra manter a placa". Ou seja, tudo é questão de equilíbrio.
A peças secundárias, que podem custar menos
A fonte precisa apenas ter potência suficiente para alimentar toda a estrutura, sem grandes segredos. O HD é apenas a peça que armazena seus arquivos e programas e sua capacidade não afeta o desempenho. Com HD de 400 gigabytes ou 10 terabytes de espaço, por exemplo, a máquina rodaria da mesma maneira.
O gabinete é onde você pode economizar mais por ser um item mais estético do que qualquer coisa. Opte por um design simples que é mais barato, apenas grande o suficiente para envolver todas as peças e arejado pra que nada super aqueça ali dentro.
A última dica de Carlos foi: "Mas, de qualquer forma, se você não conhece ou não entende de peças, procure alguém pra orientar melhor, ou reúna paciência e faça pesquisas na Internet. Existem centenas de sites que explicam e orientam de forma bem eficiente".
(Escrito por: Clarissa Brunholo)