Você pode até achar que o "MasterChef Brasil", da Band, é maior novidade na televisão brasileira atualmente por conta dos pratos super criativos que os participantes criam ou pelo menos tentam fazer. Isso sem falar nos memes que dominam a internet após a exibição do programa. Mas sabia que tudo isso não acontece de hoje mas, sim, desde 1990 lá na Inglaterra, onde o formato foi criado? Se liga na história do maior reality culinário do mundo!
Pra você ter uma ideia, a galera se identifica tanto com a atração, que ela já foi produzida em mais de 40 países diferentes. Afinal, quem aí não gosta de uma boa comidinha? Mas quando tudo começou era bem diferente... Criada pelo cineasta britânico Franc Roddam, a atração tinha só dois juízes, sendo um chef profissional e outro celebridade. Além disso, somente três cozinheiros amadores participavam em cada episódio, no total de nove eliminatórias, três semifinais e, por fim, a grande final.
E olha que naquela época não existiam as redes sociais para dar um forcinha, assim como a prova da caixa surpresa e nem as receitas com ingredientes exóticos, e a galera podia escolher cozinhar o que quisesse em menos de duas horas. Essa mordomia ainda durou até 2001, quando o programa ser cancelado, como, infelizmente, corre o risco atualmente.
Mas foi em 2005, dez anos atrás, que o próprio criador relançou a atração da forma como conhecemos, fazendo sucesso por todo mundo. Na Austrália, por exemplo, já foram exibidas sete temporadas e uma delas se tornou o programa mais visto da televisão, acredita? Por lá também existem outras versões como a infantil, que estreia em outubro aqui no Brasil, para cozinheiros profissionais e uma só de celebridades, parecida com a última edição do quadro "Super Chef", do "Mais Você", da Globo.
E aí, deu pra amar ainda mais o "MasterChef Brasil"? Não se esqueça que nesta terça-feira (8), rola a semifinal do programa, exibido toda terça-feira, por volta de 22h30, na Band!