As coisas finalmente começaram a mudar para a melhor na season finale de "Once Upon a Time", já que Emma (Jennifer Morrison) decidiu de uma vez por todas que vai lutar com todas as forças contra o mal. Quem não deve gostar nadinha dessa história é o Rei Arthur (Liam Garrigan), já que a mulher vai usar a Excalibur para isso, mas o homem não vai ser o único insatisfeito. Ih, será que vem mais treta por aí?
A atual Senhora das Trevas resolveu usar todas as coisas ruins para salvar sua família e depois foi falar tudo o que queria na cara do Hook (Colin O'Donoghue): que ela planeja transferir a escuridão de si mesma para cima de Zelena (Rebecca Mader), no qual a gravidez sofreu algumas alterações. O que Emma escondeu é que para que Hook não morresse, a mulher agiu de forma desesperada e um pouco da escuridão foi para ele também!
Claro que o home fica revoltado quando sabe o que rolou. "Tanta coisa para o nosso futuro, Swan", gritou o homem, atrapalhando todos os momentos bons que o cara tinha planejado. Já no final do episódio, Hook resolveu conspirar com Zelena contra Emma! Ih, com certeza vem muita confusão por aí!
Já no segundo episódio, a mãe de Merida (Amy Mason) aparece pela primeira vez e faz questão de aparecer a coroação da filha e aproveita para saber sobre o capacete mágico que a mulher fez para o Rei Fergus (Glenn Keogh) anos atrás. Para encontrar o objeto encantado, a ruiva chama Mulan (Jamie Chung) para ajuda-la. O que o grupo descobre depois é que o rei não usou o capacete na batalha, optando por não utilizar magia para proteger seu reino.
Logo depois, o Rei Arthur surge levando seus cavaleiros em busca da peça que falta na Excalibur e, no meio do caminho, todos descobrem que o novo vilão do peçado foi o responsável pela morte de Fergus! Merida também fica sabendo da notícia e promete vingança. Ou seja, preparem os corações, que lá vem batalha em "Once Upon a Time"!