Quando o assunto é faculdade a cabeça chega a dar mil voltas. É tanta coisa que a gente escuta durante o Ensino Médio que fica difícil absorver o que é verdade e o que não passa de um exagero. Acontece que a faculdade pode não ser facinha, mas também não é nada que você não possa tirar de letra com o tempo. Com o ENEM batendo na porta, o Purebreak preparou uma listinha com algumas mentiras e verdades sobre a facul que você vive ouvindo dos mais velhos por aí.
Mentira. Mesmo cursando o que você gosta, vai ter sempre uma matéria que você não simpatizará muito ou pensará "Por que eu tenho que estudar isso?".
Depende. O clima da faculdade pode até ser melhor às vezes, porque você fica mais livre. Mas quando as responsabilidades aumentam bate aquela saudade da escola de quando a única preocupação era estudar para duas provas no dia seguinte.
Isso é um certo exagero. Você pode não maratonar tanta série quanto antes, mas sempre terá uma brecha. Início de semestre, por exemplo, é sempre mais tranquilo.
Pelo menos alguma vai continuar. Vocês podem só não se ver tanto quanto antes.
Mentira. Mesmo com a turma mudando sempre, você não vai ficar isolado. Quando ver, terá amigos até de outros cursos.
Verdade. É bom preparar a carteira porque tem texto que não dá pra encontrar em PDF de jeito nenhum.
Isso varia de pessoa pra pessoa. Não é como no Ensino Médio que as pessoas querem ver sua nota a qualquer custo. Mas um CR bom poderá te abrir muitas portas.
Depende do curso. É bom sempre ficar atento aos processos seletivos e trocar uma ideia com os colegas que já estagiam.
Mentira. Cada um tem seu tempo!
Verdade. Ao longo dos semestres, cada um vai puxando matérias em salas diferentes, em cursos diferentes. Não é como no colégio, que tem a mesma pessoa sentando do seu lado todos os dias. Mas isso não significa que você não terá bons amigos, ok?!
Verdade. Muitos professores não costumam colocar coisa no quadro para serem copiadas e depois explicar. Às vezes, ele só quer que você leia o texto para discutirem na próxima aula.
Verdade. Aproveite para curtir, mas também não deixe que atrapalhem os estudos, hein!