Quanto tempo você passa na internet? Hoje em dia essa pergunta é bem complicada de ser respondida, já que estamos sempre online. De acordo com a organização britânica We Are Social, o brasileiro fica em média 9 horas conectado - 4 horas apenas no celular. Ou seja, é muito tempo descendo o feed do Instagram. No entanto, o que parece uma ação inocente, pode acabar com a sua saúde mental. Afinal, são nas redes sociais que começam as comparações com a vida alheia. É aquilo: o feed do outro parece ser sempre mais bonito. O Purebreak acredita que isso não faz bem, mas entende que é meio "complicado" não estar no Instagram. Pensando nisso, listamos 7 maneiras de deixar a plataforma menos tóxica e mais agradável.
É muito importante seguir pessoas que, além de terem um feed bonito, também falem sobre outras coisas. Gente que indica séries, filmes, livros e que estão discutindo sobre a vida. Tem uma galera fazendo conteúdo legal pelo Instagram. Então, se for para ficar horas na redes social, que seja aprendendo algo novo, né?
Sabe aquela blogueira que vive viajando e tem looks maravilhosos? Ela pode estar fazendo você se sentir mal. Afinal, as comparações existem, né? Antes de mais nada, esse lance de ficar comparando a sua vida com a de outras pessoas não está com nada. No entanto, a gente não manda na nossa cabeça, né? O melhor seria dar um unfollow - nem que seja por pequeno período - nessa galera.
Ao invés de ficar seguindo essa galera que vive outra realidade, você pode começar acompanhar pessoas "mais possíveis", entende? Existem muitas blogueiras menores que mostram a sua realidade no Instagram e é fácil criar conexão com elas. É muito importante nos vermos nos influenciadores que acompanhamos.
De qualquer forma, sempre vale a pena passar menos tempo no Instagram. Procure outras atividades, aproveite mais a vida em off.
Muita gente gosta de manter o feed organizado e postar fotos que combinem - o que também é muito válido. No entanto, algumas vezes esse objetivo pode virar uma preocupação que, convenhamos, é um pouco desnecessária. Se você não trabalha com isso, permita-se ser mais espontâneo. Sua relação com o Instagram vai mudar e você ainda ganhará um álbum de recordações incríveis.
Além de seguir pessoas, o Instagram também te dá a possibilidade de seguir hashtags. Então, se você quiser, por exemplo, ver coisas que te fazem rir, você pode ir atrás desse conteúdo específico. A sugestão também é válida em casos de assuntos mais sérios. Caso haja interesse em saber como as pessoas lidam com a depressão, por exemplo, você pode achar quem está falando sobre isso na rede social.
É sempre bom ter em mente que as fotos e vídeos compartilhadas no Instagram não representavam a verdade de ninguém. Tudo aquilo que está no feed é apenas o pedaço de um momento. Ninguém é feliz e bem resolvido o tempo todo. A rede social é apenas uma vitrine e as pessoas escolhem aquilo que desejam compartilhar.