O conflito entre Israel e Palestina vem se estendendo ao longo de 73 anos, em uma disputa territorial que está no centro de debates políticos e diplomáticos. As tensões aumentaram na última semana, por conta do possível despejo de famílias palestinas em Sheikh Jarrah, um distrito de Jerusalém Oriental. Na última terça-feira (11), os confrontos bélicos se intensificaram mais uma vez, iniciando um dos capítulos mais violentos desta história, que deixou mais de 70 mortos e centenas de feridos até agora.
Na internet, perfis públicos e anônimos têm comentado os acontecimentos. Gal Gadot, de "Mulher-Maravilha", foi bastante criticada após uma postagem em que falava sobre "um ciclo vicioso que já dura muito tempo".
Acontece que a atriz, que é israelense e serviu obrigatoriamente por dois anos nas Forças de Defesa do país, em nenhum momento mencionou a Palestina. Gadot apenas se referiu aos palestinos como "nossos vizinhos", o que ficou mal visto por muitos fãs. A modelo Bella Hadid, que tem ascendência palestina, também fez uma série de postagens e afirmou que "não é sobre espalhar ódio uns aos outros, é sobre a colonização israelense e limpeza étnica". Zayn Malik, ex-One Direction, também demonstrou apoio à comunidade palestina.
É claro que pessoas públicas também tem o direito de se manifestar sobre as questões políticas do mundo, principalmente se puderem usar suas plataformas para educar seus seguidores. Mas, quando se tratam de assuntos tão complexos e delicados, será que deveríamos mesmo cobrar informações dos famosos? Afinal, eles nem sempre tem tanta propriedade para falar no tema. Durante o Ramadan, feriado sagrado para os muçulmanos, vimos quantos influencers banalizaram a data apenas para ganhar engajamento, por exemplo.
Pensando nisso, o Purebreak trouxe 6 perfis que podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo entre Israel e a Palestina, de pontos de vista plurais. Confira agora:
Ativista da causa palestina
Mestre em Relações Internacionais
Plataforma de comunicação focada no público jovem, com conteúdo em inglês
Ativista muçulmana
Jornalista e Mestre em Relações Internacionais
Ativistas da causa palestina
E, claro, não esqueça de estudar bastante sobre o assunto em livros de história, ciências políticas e relações internacionais. Você também pode acompanhar as notícias em veículos de comunicação distintos, e não tenha medo de tirar dúvidas com seus professores.