Assim como no Ocidente, celebridades do K-pop são constantemente pressionadas a terem um determinado padrão de beleza. Por isso, não é raro vermos idols que sofreram com autoestima e entraram em dietas radicais para emagrecer, seja por pressão do público ou da própria empresa.
Apesar da grande maioria deles serem magres, ainda há uma necessidade de vigiar seu peso e sua alimentação - o que está longe de ser saudável. Nessa busca pela magreza, muitos idols de K-pop prejudicam sua saúde. Por isso, vale lembrar que o importante é estar com os exames médicos em dia e, independente do peso e da aparência, estar saudável e feliz.
Separamos cinco exemplos de como essa cultura coreana pode ser agressiva com seus padrões de beleza inalcançáveis. A lição é simples: não é seu corpo, não comente!
Jimin faz parte de um dos maiores grupos do mundo, mas isso não impediu que padrões estéticos sem fundamento afetassem sua autoestima. O idol disse que há alguns anos entrou em uma dieta radical, longe de ser saudável, para perder peso. O seu corpo estava tão fragilizado, que ele chegou a desmaiar em ensaios. Com o apoio dos membros do BTS e dos fãs, Jimin parece estar com uma alimentação equilibrada, mais saudável e feliz.
Em um vídeo com momentos de Jihyo compilados, há uma parte em que a fotógrafa responsável por tirar fotos do grupo afirma que Jihyo "parecia gorda", como se fosse algo negativo. Não foi a primeira vez que alguém fez um comentário sobre o corpo de Jihyo, já que até mesmo alguns "fãs" falavam sobre ela ser "a maior" do grupo TWICE.
Todo o Red Velvet é constantemente alvo de comentários maldosos sobre seu corpo. Wendy é uma das maiores vítimas, sendo controlada até mesmo pelos empresários. Em um vídeo antigo conseguimos ver a menina reclamando que está sendo vigiada enquanto come um sorvete. A solista Taeyeon estava presente e parte em sua defesa: "comer o que ela quer durante um dia não deveria ser um problema", disse.
Comentários sobre as "coxas mais grossas" de Chaeyeon eram recorrentes e muitos fãs chegaram a fazer montagens em que a idol aparecia com as pernas mais finas. A agência chegou a recomendar que a menina perdesse peso, mas quando Chaeyeon emagreceu 16 quilos e desenvolveu anorexia, a empresa chamou atenção da idol porque seu rosto estava "muito fino". Ou seja, é impossível alcançar o padrão.
Apesar de só ter 15 anos em seu debut, Kyla não foi poupada de julgamentos. Mesmo com o peso ideal para sua altura, muitas pessoas afirmavam que ela não tinha o "corpo de uma idol" - aparentemente conseguir dançar e cantar por horas não é suficiente. Nos shows, os fãs chegaram a ficar em silêncio em seu solo e fotógrafos às vezes viravam as câmeras para outras integrantes em coletivas.