Brilhantemente lançada em 2010, foi finalmente no dia 4 de janeiro de 2019 que a série "Luther" chegou ao fim no final de sua 5ª temporada, uma conclusão que era esperada por todos os fãs já que a ficção de Idris Elba havia chegado sem fôlego e parecia não ter mais nada para contar sem cair em clichê e autoparódia.
Além disso, é um eufemismo dizer que a Netflix criou uma surpresa no ano passado ao anunciar a produção de um filme, imaginado como uma sequência direta do último episódio da série. Já disponível em seu catálogo, "Luther: O Cair da Noite" vê o personagem principal escapar da prisão em que estava preso a fim de capturar David Robey, um terrível serial killer.
Um filme eficaz? Sim, mas isso de forma alguma apaga todas as falhas recentes da ficção. Um renascimento frustrante, pois a licença tinha uma identidade real em seus primórdios por ser um thriller particularmente brutal, o que não parece preocupar Idris Elba.
Ciente da evolução de Luther ao longo do tempo, o ator, pelo contrário, confessa ter ficado aliviado por ver a saga afastar-se do seu formato inicial, tendendo para mais ambições: " Produzimos a nossa série e fizemos bem com um orçamento próximo de dois fósforos e um graveto, e agora estamos em algo em uma escala maior, que merecemos", disse.
Além disso, Idris Elba já está pronto para uma sequência. Nada foi finalizado ainda, mas o ator já tem ideias: "Se a franquia continuar, pode ser legal explorar lugares diferentes. Pode ser interessante ver Luther no Chile ou em Los Angeles".
Mais uma vez, a Netflix não decidiu nada sobre o futuro de Luther, mas Idris Elba e Neil Cross (o criador) têm certeza de que há coisas novas para fazer sem decepcionar os fãs. "Claramente já exploramos a ideia de outro filme , garantiu o ator. E entendemos que tínhamos que manter as apostas muito altas sem trair a imagem de Lutero. Não se tornar de repente uma sub-Missão Impossível. Queremos ficar pé no chão, mas ao mesmo tempo, queremos preservar esse desafio e essa ambição que criamos com o primeiro filme", completou.