Polêmica do Photoshop: fotos de gordinhas são editadas para mostrar como ficaram mais magras
Publicado em 3 de setembro de 2015 às 15:40
Por Purebreak
O antes e depois é impressionante, mas mesmo assim a ação pode ter sido ofensiva para as meninas.
Gordinhas são alvo de campanha pró-emagrecimento Gordinhas são alvo de campanha pró-emagrecimento© Reprodução, Thinner Beauty
Com retoques de Photoshop, movimento anti-gordinhas diz que elas seriam mais bonitas e felizes magras
Polêmica nas redes sociais gera discussão por causa de site que emagrece gordinhas em fotos
Um antes e depois: gordinhas são alvo de retoques de Photoshop
Meghan Trainor sempre defendeu o direito de ser gordinha, mas mesmo assim virou alvo da brincadeira do perfil
Kelly Clarkson depois sofrer photoshop em uma de suas imagens
Lena Dunhan ganha emagrecimento em edição do Photoshop
Ser gordinha ainda não é completamente aceito pela sociedade
Veja + após o anúncio

Novamentes voltamos a falar de uma das mais recentes polêmicas da internet envolve uma ação que pretende incentivar mulheres, inclusive modelos plus size, a emagrecer enxugando suas medidas em fotos através do Photoshop. Tanto a página do Facebook quando o site oficial do movimento Thinner Beauty vêm publicando fotos de "antes e depois" de gordinhas com retoques que mostram como seriam seus corpos se fossem magras.

Apesar da justificativa do Thinner Beauty ser de motivar que as meninas enxuguem as medidas e sejam mais saudáveis, também é compreensível a revolta das pessoas nas redes sociais por ver uma campanha dessas. Afinal, o movimento trata o emagrecimento como se fosse algo simples e fácil de conseguir para qualquer um. Existem tantas razões comprovadas pela ciência que colaboram para o ganho de peso. Nem tudo se resume a maus hábitos alimentares. Por exemplo, o uso contínuo de medicamentos como corticóides, doenças como Hipotireoidismo e até mesmo a genética são fatores que geram quilinhos a mais.

Controvérsia: ser magro é o mesmo que ter saúde?

A descrição do Thinner Beuty diz "Este movimento não é de ódio, como alguns podem reclamar. Não é odioso incentivar as pessoas a serem felizes, saudáveis e bonitas". No entanto, esse argumento por si só parece muito ofensivo. Considerar que a beleza está apenas na aparência ou que uma gordinha não pode ser considerada bonita não soa esquisito? Ou ainda supor que estar acima do peso é sinal de infelicidade e garantir que a saúde não está em dia?

Nem mesmo as famosas como Lena Dunhan e Kelly Clarkson, que engordou por causa de sua gravidez, escaparam de ser photoshopadas. Enquanto algumas artistas como Emma Roberts, por exemplo, recusam o uso desse tipo de retoque em suas fotos e propõe que a gente aceite mais nossos corpos como são, também tem quem diga o contrário disso por aí.

Qual sua opinião sobre essa iniciativa?! Acha que é uma causa nobre ou mais um exemplo de preconceito?

Palavras-chave
Buzz Polêmica Redes Sociais Facebook