Já ouviu falar de Monty Python? Sim?! Parabéns, você deve ser uma pessoa feliz! Já assistiu alguma coisa do Monty Python? Não?! Nem sabe o que é isso?! Calma, não tem problema nenhum. Monty Python é o nome de um grupo de humoristas britânicos que fez muito sucesso na década de 1970 e 1980, influenciando gerações de outros comediantes.
Um dos maiores sucessos deles, "O Sentido da Vida", filme de 1983, está sendo reexibido nos cinemas brasileiros. Não é sempre que temos uma oportunidade como esta, então é melhor aproveitar! Mas se você está perguntando porquê raios "eu deveria assistir isso?", a resposta está nas linhas a seguir.
O filme
Começando pelo começo, "O Sentido da Vida" é o terceiro filme do Monty Python. Diferente dos outros trabalhos do grupo no cinema ("A Vida de Brian", por exemplo), a estrutura do filme é toda divida em "sketches". Dirigido por Terry Jones e Terry Gilliam (o mesmo de "O Teorema Zero"), sete pequenas histórinhas, com temas que vão desde o nascimento até a morte, tentam encontrar a resposta para o título.
Fizeram escola
Gosta de "Porta dos Fundos"? Saiba que a turma liderada por Fábio Porchat bebe na fonte dos Pythons. Portanto, não é coincidência encontrar semelhanças entre as esquetes do filme e os vídeos do badalado canal do YouTube.
Crítica social
Uma das características do clássico humor britânico é o nonsense. Eles abusam das piadas sem pé nem cabeça para tratar dos assuntos mais variados. Não faltam críticas ácidas, por exemplo, contra a falta de humanidade de alguns hospitais. Feito 30 anos atrás, mas ainda assim atual e engraçado.