Começou a valer nesta sexta-feira (1º) a decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que obriga os provedores de conexão de internet banda larga a respeitarem a média mensal de, no mínimo, 70% da velocidade contratada pelo cliente.
Essa mesma velocidade também não pode ficar abaixo de 30%. Até a última quinta-feira, 31 de outubro, essas exigências eram de 60% e de 20% e devem ir para 80% e 40% em novembro do ano que vem.
Na prática, isso significa que alguém que paga por um plano de 10 Mbps deve verificar sempre que sua internet está acima de 3 Mbps. Isso vale tanto para download quanto para upload e você pode verificar esses valores muito facilmente em qualquer teste de conexão online.
A própria Anatel irá realizar a fiscalização das taxas médias, mas recomenda o site Brasil Banda Larga para que os clientes também façam o controle de sua velocidade testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.
A agência também colocou a disposição aplicativos para Android e iOS que realizam os mesmos testes. Resta esperar a promessa do Google que pretende lançar internet grátis no Brasil, que será distribuida via balões.