R.I.P Nelson Mandela! Entenda a importância mundial do líder político africano
Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 11:01
Por Purebreak
Aos 95 anos, morre ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. Anúncio foi feito no início da noite de quinta-feria (05) pelo atual presidente do país, Jacob Zuma. Nelson foi Prêmio Nobel da Paz e responsável pelo fim da política do apartheid em seu país.
Morre Nelson Mandela, um dos principais nomes contra a segreção racial Morre Nelson Mandela, um dos principais nomes contra a segreção racial© Abaca
Aos 95 anos, Nelson Mandela faleceu em Johannesburgo, na África do Sul
Nelson Mandela foi responsável pelo fim do apartheid na África do Sul
Além da luta contra as diferenças raciais, Nelson Mandela também combatia a disseminação da AIDS
Nelson Mandela ficou 27 anos preso por lutar contra as diferenças raciais na África do Sul
De 1994 a 1999, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul
Em 2010, Nelson Mandela foi homenageada pela Fifa na Copa do Mundo da África do Sul
Veja + após o anúncio

Na África do Sul, no início da noite de quinta-feira (05), através de um comunicado oficial transmitido pela televisão, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciou o falecimento do líder político Nelson Mandela. Aos 95 anos, Mandela lutava contra complicações devido a problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa, na cidade de Johannesburgo.

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, Mandela, ou "Mandiba" como também era conhecido, foi responsável por levantar a bandeira contra a discriminação racial, além de lutar a favor de causas sociais na África e no mundo.

Entenda a importância de Mandela na história mundial:

Filho de Henry, um respeitado conselheiro da família realThembu, Nelson nasceu Rolihlahla Mandela em uma África do Sul onde a desigualdade social, e principalmente a racial, dominava o dia a dia do país.

Ao se formar em Direito pela Universidade de Witwatersrand, em 1942, Mandela começou a se envolver com os problemas políticos da África do Sul. Com a ascensão do Partido Nacional, no ano de 1948, responsável pela implementação do regime de apartheid, forçando a segregação racial, Mandela se tornou um dos principais nomes contra o regime.

Ao retornar a África do Sul depois de um treinamento militar no exterior, em 1964, Mandela foi preso e condenado à prisão perpétua. Foram 27 anos de confinamento, fato que faz da sua luta um dos pilares do atual pensamento de igualdade de direitos entre brancos e negros no mundo.

Em 1990, Mandela foi solto e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, cargo que manteve de 1994 a 1999. Com o fim do apartheid e se retirando do governo sul-africano, Mandela manteve seu caráter humanitário e passou a ser um porta-voz mundial contra o avanço da AIDS.

 

 

 

Palavras-chave
Mundo Internacional Notícias