O "PSP" foi lançado em dezembro de 2004 no Japão e completaria dez anos no final de 2014. Porém o pobrezinho está com dias contatos... Sua criadora, a Sony, anunciou que vai descontinuar a produçao do videogame portátil em junho de 2014, no país do sol nascente.
A Sony já não produz mais o Playstation Portable - "PSP" - nos Estados Unidos. Nada ainda foi dito sobre a Europa, entretanto ele continua a ser fabricado em países da América Latina e Ásia.
Para evitar o cilma de velório, a empresa anunciou uma promoção na qual os donos do "PSP" poderão trocá-los por crédito na hora de comprar um "PS Vita", o irmão mais novo do falecido. A vantagem é exclusiva para japoneses e dependendo do estado de uso do aparelho o desconto pode chegar a 39 dólares.
O portátil foi o primeiro da Sony capaz de competir com a hegemonia da Nintendo, que continua sendo a mais forte no mercado de games portáteis. Porém não foi o primeiro que a empresa produziu. O pioneiro foi "PocketStation", este "videogamezinho" nunca chegou a sair do Japão.