Depois de se aventurar nos esportes radicais da galera do 360sports, o Purebreak entrevistou Luiz Eduardo Bordim para o Realizadores! O jovem de 23 anos está chamando atenção de diversas pessoas na internet com o projeto "Beerclue". O site, que conta 893 cervejas cadastradas até o fim de agosto de 2014, permite que os usuários façam reviews de cada marca, selecione o que já consumiu, aprenda a melhor forma de beber cada tipo e que prato combina com cada sabor.
Formado em Design pela ESPM-Rio, Luiz lançou o "Beerclue" no dia 14 de julho de 2014, mas essa ideia já estava em sua cabeça há muito tempo: "O projeto começou a ser pensado em 2012, quando estava no último período da faculdade. Ficamos um ano nele, e a partir de 2013, os desenvolvedores começaram a trabalhar".
Criando um sonho
O designer explica que entrou de cara no empreendimento por causa de Helena, uma das criadoras: "A Helena estava procurando uma ideia interessante que pudesse fazer no projeto final e que, depois, pudesse levar para frente. Ela não queria "perder" um ano fazendo um projeto que fosse deixado no papel, algo acadêmico apenas".
A equipe acabou crescendo quando Hugo, que trabalhava com a garota, disse que queria criar uma rede social de cervejas: "Ele comentou que gostaria de fazer uma rede social de cervejas. Ela achou que a ideia podia se encaixar no nosso projeto, veio me contar e eu aceitei na hora. A partir dali o 'Beerclue' começou".
Influência do público
Assim que começou a estudar o público-alvo, Luiz Eduardo percebeu que ele estava ficando cada vez mais seletivo sobre o que consumir.
"Percebemos que as pessoas estavam tendo maior interesse pelas cervejas premium e também estava mais acessível a esse tipo de produto do que a alguns anos através. E o mais importante, percebemos uma mudança no comportamento desse consumidor, muito similar ao que aconteceu com o vinho, que passou a ser tratado com um caráter mais especial, que engloba toda uma experiência de consumo e de harmonização", diz.
Trabalho em conjunto
Claro que ele não está sozinho! Além de Helena e Hugo, o site conta com Leonardo e Lucas. Os três últimos ficam responsáveis pela parte de desenvolvimento e tecnologia, enquanto os dois primeiros focam no design. Já o marketing é um trabalho feito por todos eles.
"Fizemos uma força-tarefa entre os 5 membros e divulgamos para todos os nossos amigos, que divulgaram pros amigos deles e assim por diante. Também atuamos muito no Facebook, postando em diversos grupos que discutem cervejas e em fanpages", comentou. E não é só isso!
Eles agora conseguiram identificar o perfil dos usuários: "Ainda estamos criando a nossa linguagem e entendendo o comportamento de nossos seguidores no Facebook, mas acredito que estamos fazendo um bom trabalho até aqui. Nossa ideia é começar a divulgar em bares, eventos especializados e outros lugares".
Ainda existe muito a ser feito
Segundo o empreendedor, eles ainda precisam adicionar muitas coisas novas para melhorar a experiência do usuário: "Estamos crescendo e temos muitas funcionalidades e features para serem lançadas, mas sempre pensando no que o usuário precisa e deseja".
Assim como aconteceu com o "Dujour", o jovem revela que um aplicativo será lançado no futuro: "Acreditamos que a experiência mobile é essencial para o 'Beerclue' e temos algumas ideias bem interessantes para os cervejeiros. Ainda não temos uma previsão de lançamento e até lá, o usuário pode acessar o site pelo celular mesmo, pois ele foi todo pensado e trabalho para ser amigável no mobile, com um design responsive".
Diferencial do produto
Para ajudar quem tem dificuldade em avaliar uma cerveja e melhorar como cervejeiro, Luiz termina explicando o papel do "Beerclue".
"Um dos papeis do 'Beerclue' é esse, ajudar as pessoas que estão começando a entender melhor essa nossa forma de consumo, que não é baseada na quantidade, mas sim, na qualidade", conclui.
Parece o tipo de coisa que Homer Simpson, dos "Os Simpsons", que participou do Desafio do Balde de Gelo, adoraria conhecer, não? Uma pena que ele só bebe uma única cerveja: a famosa Duff.
(Escrito por: Renata Kurisu)