A nova lista do ranking universitário da THE (Times Higher Education) não foi boa para o Brasil. A USP (Universidade de São Paulo), única instituição brasileira na tabela das 200 melhores em 2012, passou de 158º lugar para o grupo de 226º a 250º lugar em 2013.
A THE não informa qual a atual posição da USP, mas pelo menos 68 casas a universidade perdeu na principal listagem das instituições de ensino no mundo.
Outra universidade do Brasil que figura na contagem é a Unicamp, mas no ranking secundário. A faculdade também apresentou queda e passou de 251º a 275º lugar (em 2012) para 301º a 350º lugar, este ano.
No exterior: imagem negativa
Ao comentar sobre o resultado, o editor do THE, Phil Baty, afirmou que o resultado é bastante negativo para o Brasil: "Um país com seu tamanho e poder econômico precisa de universidades competitivas internacionalmente. É um golpe sério perder a única universidade que estava entre as 200 melhores".
Estados Unidos tem melhores universidades
Para o THE, os Estados Unidos contam com as instituições de ensino mais completas e dominam o ranking. O 1° lugar – e assim a melhor universidade do mundo – é da americana Caltech. Outras 77 das 200 são americanas.
O Brasil foi o único país que desfalcou o seleto grupo de países com universidades entre as 200 mais do globo. Noruega, Espanha e Turquia entraram para a elite do ensino universitário.