Criado em 2004 pelo Google , a rede que levou o nome de seu idealizador - o engenheiro turco Orkut Büyükkökten - atraiu usuários do mundo inteiro, mas os brasileiros e indianos eram os principais usuários. Em 2011 popularidade da rede começou a cair, mas nem por isso a gente esqueceu dela. O Orkut está completando 10 anos nesta sexta, e para comemorar o Purebreak listou as peculiaridades da rede e comparou com o queridinho atual - até quando? -, o Facebook.
Comunidades
As comunidades eram o reflexo das preferências e da personalidade dos usuários.
Dava pra interagir com outros que compartilhavam as mesmas preferências e até mesmo fazer amizades. Isso sem falar dos jogos entre usuários, como os "jogos do Add" e outros do tipo "beija ou passa?". Ainda hoje as comunidades deixam saudades e existe até página no Facebook em homenagem a elas.
Depoimentos
"O topo é meu". Esse era um dos clássicos da disputa de depoimentos entre usuários. Era uma emoção receber depoimentos e colecionar declarações públicas de afeto. O Facebook não oferece nenhum espaço além da própria Timeline para esse tipo de declaração.
Sorte do Dia
Nada melhor para começar o dia do que checar a sorte do dia. Quem não lembra das frases motivacionais, poéticas e às vezes premonitórias que aparecem na página de cada usuário?
Visitantes recentes
Uma das ferramentas mais desejadas pelos usuários do Facebook. Era possível habilitar ou não essa opção, para que você visse quem visitou seu perfil e também fosse visto quando fuxicava a vida de alguém. Muitas vezes a intenção era justamente chamar a atenção.
Classificar usuários
Ninguém era legal de verdade se não tivesse três cubinhos de gelo, nem confiável o bastante sem três smiles ou realmente sexy sem três corações. Além dessas classificações ainda era possível colecionar fãs.
Scrapbook x Timeline
Representam basicamente a mesma função nas duas redes, mas enquanto hoje a Timeline é usada para qualquer tipo de publicação, seja do usuário ou de seus amigos, os scraps funcionavam mais como recadinhos bem direcionados. No Orkut era comum ver competições de quem tinha mais scraps, além dos famosos "Leio, respondo e apago" ou "Só add com scrap".
Buddy Poke x Cutucar
No Orkut, a paquera era muito mais sutil e divertida. Você podia montar seu próprio avatar e interagir com o avatar dos amigos, enviando flores, mandando beijos, abraços, tocando guitarra, passeando de carro, dando socos... Já o Cutucar é mais simples e direto, demonstrando o interesse de uma pessoa na outra.
Curtir
Originalmente o Orkut não trazia a opção curtir para fotos e publicações. Mas, com a chegado do Facebook, a rede tentou se enquadrar o máximo possível para não perder seus usuários para Mark Zuckerberg, criando então a opção para fotos.