Uma cena de "Oppenheimer", que estreou no dia 20 de julho, acabou causando a maior confusão e deixou pessoas da Índia nada felizes. As autoridades locais solicitam que a cena protagonizada por Cillian Murphy e Florence Pugh seja cortada do filme devido ao uso do "Bagavadeguitá", uma escritura sagrada do hinduísmo, durante o ato sexual. A cena em questão mostra Oppenheimer lendo o trecho sagrado enquanto se envolve com sua amante Jean.
O Comissário de Informação da Índia, Uday Mahurkar, publicou uma carta aberta considerando essa cena um "ataque contundente ao hinduísmo". As autoridades indianas alegam que a cena desrespeita as crenças religiosas dos hindus e expressam preocupações de que ela possa fazer parte de uma conspiração maior das forças anti-hindus.
Uday também questiona a motivação e a lógica por trás dessa cena considerada desnecessária na vida de um cientista. Ele menciona que há um termo popular para aqueles que ultrapassam uma linha vermelha semelhante, referindo-se à "islamofobia".
Essa controvérsia está gerando discussões acaloradas e chamando a atenção para questões de representação cultural e respeito às crenças religiosas na indústria cinematográfica.