Se tem uma empresa que sabe fazer animações cativantes e profundas é o Studio Ghibli. Sediada em Tóquio, no Japão, a companhia nasceu em 15 de junho de 1986 e, na última terça-feira, completou 36 anos de vida. Responsável por alguns dos animes mais conhecidos do mundo, o estúdio conta com 21 peças em seu catálogo.
A estética diferente de outros estúdios clássicos, como a DreamWorks, agrada um público bem variado, que vem consumindo cada vez mais conteúdos do tipo. Por isso, separamos seis sucessos do Studio Ghibli para você rever ou descobrir na data especial!
Uma das animações mais importantes do Studio Ghibli é "A Viagem de Chihiro". Lançado em 2001, o longa conta a história de Chihiro, uma menina de 10 anos que está de mudança com a família. Após encontrarem feitiços poderosos, seus pais são transformados, deixando a garota com a missão de salvá-los. O filme é o único anime da história a ganhar o Oscar de Melhor Animação. Muito poderoso, né?
Satsuki e Mei são duas irmãs que passam por dificuldades quando têm que se mudar, juntas ao pai, para o interior do país, a fim de ficarem mais próximas da mãe - que está internada em um hospital. Por sorte, lá elas se deparam com Totoro, criatura mágica, que protege a floresta, mas só pode ser vista por crianças.
Quando o jovem Sosuke observa um peixe vermelho, preso em uma garrafa, decide libertá-lo e batizá-lo de Ponyo. Porém, o menino não sabia que o novo amigo pertencia à realeza do mar. Ao ser obrigado pelo seu pai a retornar ao fundo do oceano, Ponyo decide se tornar humano, mas a escolha pode ter graves consequências para todos.
"Túmulo dos Vagalumes" mostra o impacto da Segunda Guerra Mundial, principalmente no Japão. Após perderem a mãe, os irmãos Setsuko e Seita escaparam da casa de parentes e vão se esconder na floresta. Na escuridão, as luzes dos vagalumes os divertem.
O príncipe Ashitaka sofre uma maldição fatal e parte em busca da cura. Em sua viagem, ele se vê no meio de uma batalha entre deuses das florestas e mineiros, que estão, aos poucos, destruindo a natureza. Nesse contexto, o príncipe conhece Mononoke.
Baseado em um conto japonês, a animação narra a história de Kaguya, uma jovem que nasce de um tronco de bambu mágico e brilhante. Quando cresce, a menina desperta o interesse de cinco nobres da região e passa a ser motivo de disputa entre os homens. Para evitar casar com alguém que não ama, Kaguya envia os interessados em missões impossíveis.