De todos os lugares assustadores onde você poderia passar a noite de Halloween, é difícil encontrar algo mais épico do que o próprio Castelo do Drácula, na Transilvânia. Empoleirado em uma colina com suas florestas e montanhas sombrias ao redor, o local que inspirou Bram Stoker a escrever seu famoso romance tornou-se atualmente o centro de uma controvérsia na Romênia, com pessoas ricas e famosas envolvidas.
Aparentemente, o castelo que, durante a pandemia, também serviu como centro de vacinação, agora se tornou um parque de diversões para milionários que realizam festas particulares durante o Halloween, o que não foi bem aceito pelos moradores locais e por vários grupos ambientalistas.
No ano passado, vários meios de comunicação romenos estavam cheios de rumores de que bilionários e celebridades iriam realizar uma festa particular de Halloween no castelo. Há rumores de que celebridades como Elon Musk, Angelina Jolie , Peter Thiel, bilionário do Vale do Silício, e Segrey Brin, cofundador do Google, estariam presentes. A notícia gerou alguma controvérsia no país, resultando em uma organização local do Greenpeace que organizou um protesto no castelo, onde foram colocadas faixas com as mensagens "SOS Carpathian Forest! No reddit, um usuário postou uma foto de uma placa dizendo "Eles bebem champanhe do sangue do planeta".
No entanto, há muitas sombras em torno dessa história e não está claro quem realmente compareceu a essa festa particular. Embora saibamos que várias celebridades estavam na Romênia naquela época por causa de algumas fotos postadas na Internet e da agitação dos helicópteros chegando, dos carros e limusines de luxo com vidros escuros, não há muitas evidências que comprovem que todas essas celebridades estavam lá.
Thiel e seu marido, Matt Danzeisen, são os únicos fotografados por revistas na Romênia. A MediaFlux publicou imagens do casal entrando em uma Mercedes no Aeroporto Internacional Henri Coandă. Mais tarde, o veículo de mídia publicou fotos mostrando os dois entrando em um helicóptero em direção ao castelo.
A atriz sueca Julia Sandstrom foi supostamente a DJ do evento. Em duas histórias em seu Instagram, ela pode ser vista voando em um helicóptero para o castelo e a legenda "Vampire land.... Feliz por estar tocando na Transilvânia neste Halloween" e "Provavelmente o lugar mais legal que já toquei". No entanto, embora esses tenham sido vistos na área, Musk não foi visto. Mais tarde, a mídia local desmentiu os relatos de que ele havia organizado a festa. De fato, fontes do Ministério do Interior disseram que Musk e Jolie não estavam no país.
Os rumores surgiram porque, em 29 de outubro de 2022, Musk tuitou: "Pão e bolos recém-assados são algumas das grandes alegrias da vida". Musk foi interpretado como apreciador de bolos romenos, que são tradicionalmente oferecidos para receber convidados.
Tudo isso levou os ativistas do Greenpeace a protestar, projetando mensagens com luzes no Castelo do Drácula. A organização aproveitou a oportunidade para envolvê-los em uma discussão sobre a destruição das florestas dos Cárpatos. Ciprian Gălușcă, ativista de florestas e biodiversidade do Greenpeace Romênia, explicou: "Aproveitamos a oportunidade do Halloween para compartilhar uma verdadeira história de terror das florestas de Drácula. Trata-se de motosserras, assassinatos, ganância e morte. Enquanto a Europa fala em ajudar a biodiversidade no caminho da recuperação até 2030, a reforma urgentemente necessária não está em lugar algum."
Os ativistas do Greenpeace conclamaram os bilionários e pessoas influentes de todo o mundo a aproveitarem sua estadia nesses santuários de biodiversidade remanescentes, reconhecendo sua importância, beleza e valor, mas instando-os a agir para protegê-los.
Construído em 1388, o Castelo de Bran é um dos monumentos históricos mais famosos da Romênia. Está localizado a 30 km da cidade de Brasov e era originalmente chamado de Turciu. Foi a residência favorita da Rainha Maria da Romênia, que o restaurou e o usou como residência real de verão de 1920 a 1932. Após a Segunda Guerra Mundial, o lado comunista transformou o castelo em um museu.
Desde 2009, ele é propriedade do arquiduque Dominic Habsburg e de suas irmãs Maria Magdalena Holzhausen e Elisabeth Sandhofer e permanece aberto ao público. Diz-se que o personagem Drácula de Stoker foi inspirado em Vlad Tepes, conhecido como Vlad, o Empalador ou Vlad Dracul. No entanto, sabe-se que Stoker nunca viajou para a Romênia.