A primeira edição do "Big Brother Brasil" estreou no dia 29 de janeiro de 2002 e logo se tornou um fenômeno. Durando um pouco mais de dois meses e contando apenas com 12 participantes, o reality show foi um sucesso e por isso que, 19 anos depois, ele segue campeão de audiência. Nessa terça-feira (11), o "BBB1" começou a ser reprisado no Viva, a partir das 19h30.
Assistir o "BBB1" depois de que já acompanharmos 20 edições do programa, será uma verdadeira experiência. Afinal, naquela época ninguém tinha dimensão do que o "Big Brother Brasil" se tornaria e nem que passar pelo programa transformaria os participantes em verdadeiras celebridades. E aí, o que será que aconteceu com essa galera depois de passar pelo reality de maior audiência do Brasil?
Atenção: esta lista pode conter spoilers!
O campeão do "BBB1" tinha uma vida muito humilde antes do programa e, após faturar o prêmio de R$ 500 mil, sua vida mudou. Ele investiu o dinheiro em carros de luxo e imóveis, mas atualmente trabalha como fisiculturista. No entanto, na época chegou a fazer trabalhos na TV, participações em programas e eventos.
Vanessa terminou o "BBB1" em segundo lugar e na época também aproveitou o prestígio que o programa lhe deu. Atualmente trabalho como atriz, já participou da novela "Totalmente Demais", da serie "Todxs Nós", da HBO, e outras produções. Também foi apresentadora do programa "Livros Animados", do canal Futura.
André Gabeh ficou em terceiro lugar, mas ganhou o carinho do público. Após sua participação no programa, Gabeh também ficou um tempo trabalhando como comentarista do próprio "Big Brother Brasil". O ex-BBB é professor de canto, ilustrador e hoje também ganha a vida como escritor.
Apesar de ter se destacado no "BBB1", principalmente por conta do seu romance com Vanessa, Serginho não seguiu o caminho do estrelato. Atualmente, o angolano trabalha como cabeleireiro, que já era a sua profissão na época do reality. Ele é dono de um salão de beleza em São Paulo e atende algumas celebridades.
Após sair do "BBB1", Leka foi capa da Playboy e chegou a trabalhar como atriz. No entanto, atualmente trabalha como empresária e está longe dos holofotes. Mas, nas redes sociais continua falando com o público que conquistou e também comentando sobre o "Big Brother Brasil". Leka também marcou a edição do primeiro programa por conta do seu problema de bulimia.
Podemos dizer que Estela foi a primeira eliminada com um alto índice de rejeição. Na época, a sister deixou o programa com 85% dos votos, o que era muito assustador. Estela não gosta muito de falar sobre o assunto e é a que menos aproveitou da visibilidade pra fazer outras coisas. No entanto, atualmente trabalha como fotógrafa e diretora de arte.
Muitos veem Adriano como o primeiro grande vilão do "Big Brother Brasil" pelo fato do baiano ter falado bastante sobre jogo na primeira edição. De qualquer forma, foi ele quem criou o termo "paredão". Após o "BBB1", Adriano seguiu com a sua vida anônima de artista. Mestre em Artes Plásticas, já fez várias exposições e deu aulas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.
Helena Louro, assim como muitas participantes da época, também posou pelada. A atriz foi capa da revista Sexy e fez muito sucesso. Depois disso, recebeu o convite para trabalhar no "Zorra Total", onde ficou durante cerca de sete anos. Em 2009 foi estudar intepretação nos Estados Unidos e atualmente dá aula de teatro em Maringá, sua cidade natal, no Paraná.
Apesar de ter sido a quarta eliminada do "BBB1", Cris era uma participante bastante divertida e carismática. Atualmente é empresária e produtora de artistas e eventos. No entanto, Cris Mota revelou ao Extra que após o "BBB1" também ganhou muito dinheiro fazendo participação em eventos.
Bruno Saladini na época que entrou no "BBB1" era modelo, mas atualmente trabalha como advogado. Foi um dos poucos que não teve interesse em se tornar uma pessoa pública, mas sua participação no reality show é um grande marco. Bruno foi o primeiro a brigar por comida no "Big Brother Brasil". O rapaz teve uma discussão intensa com Cris Mota por conta de leite condensado.
Xaiene, que atualmente se apresenta como Cris Dantas, ficou apenas duas semanas no "BBB1", mas foi o suficiente para chamar atenção. Além do romance com Kleber Bambam, aqui fora foi capa da revista Sexy. Atualmente leva uma vida mais tranquila e trabalha como massoterapeuta.
Caetano tinha cerca de 40 anos quando entrou no "BBB1" e logo ficou com aquela fama de ser a pessoa mais velha da casa. Na época trabalhava como modelo e quando deixou a casa mais vigiada do Brasil foi capa da G Magazine. Atualmente é diretor de uma revista digital.