O ator e apresentador Tiago Abravanel protagonizou uma conversa polêmica com a professora Jessilane no último domingo (06), no "Big Brother Brasil". Compartilhando sua história de vida, a participante do grupo Pipoca comentou sobre como conseguiu ingressar na faculdade graças ao programa de financiamento estudantil. O Camarote pareceu um pouco confuso e pediu para que ela explicasse o que significaria o FIES. O caso chocou muitos internautas, devida a grande diferença social entre eles, principalmente pelo fato de Abravanel estar tão alienado sobre o assunto. E você, sabe o que significa o FIES?
Na conversa entre Tiago e Jessi, a baiana explica que usou o financiamento estudantil para entrar em uma faculdade particular e fazer o curso que queria, Biologia. Em seguida, o neto do Silvio Santos pergunta: "O que é o financiamento estudantil?". A professora logo responde que se trata do FIES, e questiona se ele já teria ouvido falar no programa. Tiago, notavelmente sem saber do assunto, afirma que já ouviu falar, mas ainda pede para que Jessi conte o que é.
FIES significa Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Ele é um programa do governo federal que garante crédito para que estudantes de ensino superior de instituições privadas possam pagar suas mensalidades, mesmo que sejam de baixa renda. Esse crédito varia entre 50% a 100% da mensalidade do curso e pode apresentar juros diferentes, dependendo da renda do estudante.
Isso significa que o governo se torna responsável por pagar toda ou parte da mensalidade do estudante e, quando terminar o curso, o beneficiado começa a devolver o valor para o governo. Isso pode ser uma boa opção para aqueles que não conseguiram entrar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/vestibulares próprios das instituições e nem conseguiram bolsas com o Programa Universidade para Todos (Prouni) - outro programa do governo que, diferente do FIES, oferece bolsas para estudantes em universidades privadas.
Neste ano de 2022, o FIES aceitará inscrições entre 8 a 11 de março pelo site http://portalfies.mec.gov.br/. Serão ofertadas 111 mil vagas, podendo se inscrever qualquer um que tenha participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Medio (Enem), desde 2010, contanto que tenha obtido uma média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento da prova e não tenha zerado a redação. Além disso, o candidato ao programa precisa ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos, o que seria por volta de R$3.363,00 atualmente.
A falta de conhecimento de Tiago Abravanel sobre o programa social do governo indignou alguns internautas. "Tiago Abravanel perguntou o que é financiamento estudantil, o que é FIES. Uma coisa é ser rico e não precisar desses recursos. Outra é ter um completo descolamento da realidade política, social e educacional do seu país", criticou a usuária Victoria Damasceno no Twitter.
Outra conta argumentou: "A pessoa não saber o que é FIES diz muito sobre a realidade da desigualdade social no país....". E mais uma internauta se pronunciou, irritada: "Você comprova como rico vive numa bolha quando vê Tiago Abravanel não sabendo o que é FIES. Lógico que ele nunca vai precisar do financiamento, mas não saber o que é só afirma a falta de interesse do coletivo".
Essa não foi a primeira vez que Tiago Abravanel provou viver em um mundo bem diferente de boa parte do Brasil. Durante uma conversa em que os brothers e sisters se arrumavam para uma festa no dia 28 de janeiro, colocando as roupas enviadas pela produção, Jessilane e Natália comemoraram o fato de terem recebido o look completo para a festa Boteco.
Ambas afirmaram que os calçados que iriam utilizar eram caros e não teriam condições financeiras de comprar algo como eles lá fora. Foi aí que o neto do Silvio Santos se chocou e disse: "Esse tênis aqui? Não é. Esse não!". Jessi e Natália seguiram dizendo que a peça em questão seria acima do valor que poderiam pagar, então Tiago perguntou: "Quanto custa um tênis caro para você?". Elas responderam que uma faixa de R$150,00 já seria algo caro e Natália completou: "Para a gente hoje é uma coisa cara. É isso o que a gente está te explicando. É a questão da realidade. São realidades diferentes".
O ator e apresentador, percebendo o desconfortou, tentou argumentar que elas conseguiam ser criativas dentro da realidade delas e ainda mencionou as peças de roupas guardadas na mala da designer de unhas. Ela teve que explicar para Tiago que metade das roupas que estavam ali tinham sido fornecidas pela própria produção do programa.