"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", da Marvel Studios, estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (5), mas já foi bastante aclamado pela crítica especializada e, claro, quem conseguiu assistir a pré-estreia do dia 4 de maio. Na história, Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) salva a jovem America Chavez (Xochitl Gomez) de uma criatura de outro universo e se envolve em um mistério no multiverso. Assim, ele decide chamar a ajuda de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), mas acaba tendo que enfrentar um novo e enigmático adversário.
Na mídia social, "Doutor Estranho 2" teve um saldo positivo pelas mídias sociais. No entanto, alguns críticos reprovaram o roteiro que foge do padrão Marvel e o excesso de terror. Confira o que os críticos estão dizendo por aí!
O Purebreak compareceu à cabine e afirma: o filme é um dos mais impressionantes visualmente já produzidos pelo estúdio. Tudo isso por conta dos efeitos especiais, lutas de tirarem o fôlego e reviravoltas que podem implicar nos próximos lançamentos da Marvel. No entanto, a quantidade de personagens introduzidos acabam distraindo a atenção da história central, fora as batalhas violentas e toques de terror que não fizeram tanto sentido assim.
Erik Davis, do Rotten Tomatoes, disse que "Doutor Estranho 2" é, de longe, o mais assustador sinistro e aterrorizante da Marvel, enquanto o site Omelete opinou que o "Multiverso da Loucura" não se prende às "amarras criadas pela política de diversão familiar da Disney" por conta das mortes, desmembramentos e traições que chocam o público.
O jornal The Guardian elogiou bastante e atribuiu quatro de cinco estrelas como nota. "Uma jornada de super-herói adorável, na qual o elenco de classe sabe exatamente onde levar a sério - e onde injetar um pouco de diversão", escreveram. Para O Globo, Raimi trouxe como tema central o luto e perdas, além de incluir muita feitiçaria, mortos-vivos, misticismo e bruxaria. Porém, a parte da crítica percebeu que houve "uma imposição de limites que impedem que o longa apresente algo realmente novo". Será?
O filme também foi taxado de ser um pouco "repetitivo" e o site Screen Crush destacou isso. Na resenha, os críticos afirmaram que o longa não inova e tem a mesma narrativa que outras histórias da Marvel: ""Em algumas cenas, filme é o melhor da Marvel. Em outras, é o mais chato desde Homem de Ferro 2". Enquanto isso, Michael Phillips, do Chicago Tribune, reprovou o roteiro, chamando de "bagunça" e afirmando que existem sinais claros de que tinha um "diretor nervoso no trabalho".
Já o Cinepop disse que o roteiro é "simples" e "um pouco confuso em certos pontos". Além disso, o filme traz, segundo eles, "momentos nojentos, feios, assustadores e esquisitos", mas que funcionou bastante. Sem falar do desenvolvimento da dupla de protagonistas: Doutor Estranho e a Feiticeira Escarlat, que combate o machismo em cena. Assista ao trailer!