"Encanto" tem se mostrado uma das animações de maior sucesso da Disney dos últimos anos. A trilha sonora do filme quebrou recordes e a faixa "We Don't Talk About Bruno" conseguiu emplacar no topo da Billboard Hot 100, a maior parada de música dos Estados Unidos. Além disso, o título recebeu três indicações ao Oscar, provando ser um sucesso de crítica, da mesma forma que é de público. Então, faz sentido a Disney querer expandir o universo da história, com mais filmes e até séries ambientados no mesmo mundo que "Encanto". O CEO da empresa, Bob Chapek, recentemente revelou que o longa é, de fato, o início de uma nova franquia.
Em um evento feito para divulgar os resultados financeiros da Walt Disney Company, divulgado pela Business Wire, o CEO Bob Chapek chamou a atenção dos fãs da animação vencedora do Globo de Ouro ao apontar que o lançamento do filme dá início a uma nova franquia
"Nós tivemos um início de ano fiscal muito forte, com um aumento significativo no lucro por ações, recordes de receitas e receita operacional nos nossos parques e resorts domésticos, o lançamento da nova franquia 'Encanto' e um aumento significativo no total de assinaturas no nosso portfólio de streaming para 196.4 milhões, incluindo 11.8 milhões de usuários do Disney+ adicionados no primeiro trimestre", disse em seu discurso.
Pela fala de Chapek, parece que a Disney está bem feliz com o sucesso que "Encanto" atingiu, tanto nas salas de cinemas, quando estreou em 25 de novembro de 2021, quanto no serviço de streaming Disney+ - principalmente -, no qual foi disponibilizado em 24 de dezembro do mesmo ano. Isso significa que provavelmente a companhia está pensando em formas de expandir o universo do filme, produzindo sequências, spin-offs e séries ambientadas no mesmo mundo em que se passa a história da família Madrigal.
Por mais que "Encanto 2" ainda não tenha sido oficialmente confirmado, já é possível acreditar na possibilidade de vermos Mirabel, Luisa, Isabela, Camilo, Bruno, Pepa, Dolores, Julieta, Abuela Alma e todos os personagens incríveis do filme que representa com vigor a Colômbia em uma continuação da trama. Ou então, quem sabe a Disney não esteja pensando em lançar uma série no Disney+, focada em algum membro da família que serve representatividade latina?
Em entrevista ao The New York Times publicada em janeiro deste ano, um dos diretores de "Encanto", Jared Bush, admitiu que eles estão abertos para a possibilidade de expandir o mundo da animação para sequências, peças de teatro ou séries spin-off. "Eu amaria que tivessem mais histórias desses personagens, porque eles são pessoas reais para nós. Noventa minutos não é tempo o suficiente para passar com os Madrigais."