Os filmes de animação da Pixar e os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel não são os únicos que escondem pequenas surpresas para seus fãs. Em seus próprios trabalhos, Steven Spielberg também se divertiu em muitas ocasiões ao incluir alguns easter eggs, sejam eles referências a Star Wars na saga Indiana Jones ou uma verdadeira chuva de referências em Ready Player One. Lançado em 1993, o monumental Jurassic Park não é exceção e também abriga vários detalhes ocultos... apenas esperando para serem descobertos. No entanto, o que nos interessa hoje exigirá o uso de uma lupa de boa qualidade e um olhar atento.
Para encontrá-lo, você terá que assistir a Jurassic Park e pausar exatamente aos 43 minutos e 52 segundos. Na sequência em questão, os jipes do parque acabaram de partir e seus passageiros se deparam com a primeira decepção: o dilofossauro não apareceu. Na esperança de melhorar um pouco a experiência de seus primeiros visitantes, John Hammond confia a Dennis Nedry, cujo espaço de trabalho revela uma bagunça completa. Uma pilha de embalagens de doces, folhas soltas por toda parte, uma caneca com o logotipo do parque e até mesmo uma estatueta de dinossauro: essa mesa é uma verdadeira mina de easter eggs.
Mas é em uma das três telas de computador (a da esquerda, onde está a caneca do Jurassic Park) que você deve prestar atenção especial. Na verdade, se você aumentar o zoom o suficiente e tiver um bom conhecimento de outros filmes de Spielberg, poderá ver que Dennis está assistindo... "Tubarão".
É uma referência difícil de identificar se você não a conhece de antemão, mas é exatamente isso que está acontecendo na tela. A situação é bastante irônica, considerando que Nedry está prestes a acabar nas garras de um monstro. Também recomendamos que você dê uma olhada na janela que está aberta no mesmo monitor, aos 54 minutos e 18 segundos do filme. A imagem, que supostamente representa um fluxo de uma câmera de segurança na Isla Nublar, é, na verdade, um simples reprodutor de vídeo, como pode ser visto ao observar o cursor do mouse, que está posicionado no botão de reprodução.