O tempo passa, temos mais acesso à informação, mas muitas coisas não mudam e o preconceito é uma delas. E "Malhação", da Globo, abordou o assunto de uma maneira muito delicada E NECESSÁRIA. Na cena exibida na última quinta-feira (31), Jaqueline (Gabz) e Thiago (Danilo Maia) estão juntos em um ônibus, quando o automóvel para na fiscalização e os policiais pedem o documento apenas de um rapaz, que é negro. A estudante fica incomodada com a cena e compra uma briga com os oficiais, fazendo com que os dois fossem presos. Após a confusão, o casal tem uma conversa muito séria e decisiva.
Para quem não assistiu ao capítulo, Jaque continua indignada com o que viu e questiona para o namorado o motivo dos policiais terem pedido o documento apenas do rapaz negro, sendo que tinha um monte de gente branca no ônibus e nenhum deles foi solicitado. Thiago tem uma reação não tão animadora: diz que a amada também vacilou por ter se exaltado. Oi? Os dois começam uma discussão sobre racismo, no qual o estudante diz que "Não vê dessa forma", meio que afirmando que racismo não existe e que não gosta de "gente que defende bandido". Pronto, isso foi o suficiente para Jaque estourar de vez e tomar uma decisão sobre o relacionamento. Confira:
A gente nem precisa falar sobre a importância que essa cena tem, principalmente nos dias de hoje, certo? E o pessoal da internet também sabe disso. Tanto que o vídeo recebeu diversos comentários em apoio ao posicionamento de Jaque. "Thiago, melhore", "Conte comigo pra tudo e Thiago que lute", "Finalmente alguém sensato" e "Maravilhosa como sempre" foram alguns dos comentários no Twitter de "Malhação". Nada mais justo.
O discurso da personagem é importante para nós mesmos analisarmos nossos pensamentos e opiniões. O mundo está cada vez mais maldoso e desesperançoso, não vamos fazer parte disso, certo? O necessário é o RESPEITO, acima de tudo. Com respeito pelo próximo, as coisas vão melhorar e muito.