"Pantanal" ama flertar com o sobrenatural e inclui diversos elementos místicos no horário nobre da Globo. Além da moça que vira onça e do senhor que se transforma em uma sucuri há também um homem que fez um pacto com o diabo. Mas, como tudo tem um preço, Irma (Camila Morgado) arcará com as consequências do acordo que Trindade (Gabriel Sater) fez. A moça encarnará o Cramulhão e fará uma premonição sobre José Lucas (Irandhir Santos).
Além de deixar Irma com um bebê a caminho, Trindade também largou a tia de Jove (Jesuíta Barbosa) com seus dons místicos. Segundo o Notícias da TV, agora ela começará a ter visões sobrenaturais que deixam as pessoas à sua volta muito assustadas. Sua primeira premonição dirá respeito ao paradeiro do filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Depois de levar um tiro e quase morrer, o jovem irá desaparecer, deixando todos preocupados.
Então, para acalmar aqueles que estavam nervosos com a situação, a personagem de Camila Morgado disparará: "Ele está em um lugar seguro. É isso o que eu sinto". Ela diz isso com a mão na barriga e, após garantir que o homem está vivo, todos os presentes estranham a sua segurança em dizer aquilo, como se a filha de Mariana (Selma Egrei) soubesse algo a mais.
Mais tarde, Irma e sua mãe ficam à sos e conversam sobre a situação. "Você deixou todo mundo de cabelo em pé com aquela história de premonição!", admitirá Mariana. Sua filha, logo, explica que sente que José Lucas não morreu. "Ele está sendo cuidado por alguém, em algum lugar que eu não consigo identificar... Não consigo ver direito", revela.
A idosa ficará incomodada com o que ouviu e a repreenderá: "Você está falando como se fosse o infeliz daquele cramulhão!". Irma não gosta da forma como ela fala da entidade e Mariana confessará que está ficando assustada com essas conversas. A tia de Jove compreende e dirá que também se sentiu assim no começo. "Mas... De repente... Eu não sei, mãe... É como se uma porta se abrisse diante dos meus olhos e tudo fizesse sentido", conta. Ela ainda falará que parece que ela ouve o que deve dizer e garante: "Eu não sei quem é nem de onde vem... É como se fosse uma intuição... Muito forte".
Vale lembrar que tudo isso acontece após Trindade escolher abandonar de uma vez por todas o Pantanal. Ele toma essa decisão assim que Irma conta para ele que sonhou que o filho deles será um pequeno Cramulhão. Com medo do seu pacto com o diabo afetar a mulher e sua criança, o violeiro cavalga até a chalana e parte sem destino certo.