Os 20 capítulos iniciais de "Verdades Secretas 2" já estão entre nós. Depois de tanta ansiedade para assistir à novela, finalmente podemos ver o que aconteceu com Giovanna (Agatha Moreira), Angel (Camila Queiroz) e Visky (Rainer Cadete) após tanto tempo. Os episódios liberados até agora já formam quase metade da temporada, que contará ao todo com 50 capítulos. E mesmo que tenha muita coisa para acontecer ainda, a gente já aprendeu muitas coisas com a novela.
Angel fez um enorme sucesso como modelo na primeira temporada de "Verdades Secretas". Vinda do interior, a jovem cresceu muito durante a história, até conquistar uma vida bem melhor para si mesma por conta da sua profissão. No entanto, ela deixou tudo isso de lado para viver sua vida ao lado de Gui (Gabriel Leone), seu marido. Parece que essa não foi a melhor decisão a se tomar, já que, após a morte dele, a protagonista da série se viu completamente sem dinheiro e quase sem ter onde morar, ainda por cima precisando cuidar do seu filho doente.
Outra boa lição - mesmo que um tanto específica - dada pela série é relacionada ao cuidado que devemos ter ao lidar com alguma pessoa extremamente sedutora. Giovanna contrata Cristiano (Rômulo Estrela) para investigar Angel e provar que ela matou seu pai Alex (Rodrigo Lombardi). Todavia, as coisas não vão exatamente conforme o plano. O galã acaba se apaixonado pela modelo, e põe toda a investigação em risco. Mas isso era de se esperar não é mesmo? Como que Giovanna não pensou melhor antes de escolher um homem solteiro e garanhão para se envolver com a Angel, que sempre conquistou o coração dos caras?
Na maior parte das vezes, aquela história de "o que ninguém sabe, ninguém estraga" é só papo furado para a pessoa justificar não te assumir. E sempre tem um motivo por trás disso. Pode ser que ele tenha muitas questões de insegurança que precisam ser resolvidas, como Joseph (Ícaro Silva), que nega até o fim o fato de não ser heterossexual, mesmo desenvolvendo sentimentos por Visky. Ou então, ele pode ter outra pessoa. Esse é o caso de Matheus (Bruno Montaleone), que consegue manter em segredo as suas relações com Giotto (Johnny Massaro) e com Betty (Deborah Evelyn).
Enteado e madrasta compartilham o mesmo parceiro sexual e não fazem a menor ideia de como estão sendo usados. Tudo isso seria resolvido se eles exigissem que seu relacionamento fosse reconhecido. Como não foi o caso, podemos esperar que eles saiam bem machucados dessa.
Ok, esse conselho a gente já está cansado de ouvir na nossa própria casa. Mas ele provou ser extremamente útil em "Verdades Secretas 2". Ou seria, se Laila (Erika Januza) tivesse pensado nisso antes de aceitar os "remédios para emagrecer" de Blanche (Maria de Medeiros). Acontece que, por acreditar na palavra da executiva que acabou de conhecer, a personagem de Erika Januza se torna completamente dependente das drogas e isso atrapalha toda a sua carreira e a sua vida.
Mais uma grande lição para se tirar dessa situação entre Laila e Blanche é sobre não usar medicamentos por conta própria. A automedicação trás sérios riscos a saúde, desde a dependência química - como é mostrada na novela -, até a resistência a outros medicamentos e lesões em órgãos. Por isso, sempre que for utilizar algum remédio, consulte um profissional especializado no assunto. Do contrário, pode acabar como Laila. Se liga, ein!
Os relacionamentos de "Verdades Secretas 2" são um dos grandes combustíveis da história. E isso não significa que todos eles são bons exemplos. Podemos citar vários personagens que com certeza estariam bem melhores sozinhos do que com os parceiros com quem se envolveram, como Araídes (Maria Luisa Mendonça), Bruno (João Vitor Silva), Angel (Camila Queiroz), entre outros. É claro que suas situações são um pouco mais complicadas. No entanto, se tiver condições, não fique com alguém que está te fazendo mal. Você merece coisa melhor.
Essa lição poderia ter sido muito útil tanto para Laila, que acredita na palavra de Blanche assim que a conhece, quanto para Lara (Júlia Byrro), que sai muito prejudicada ao confiar na palavra de uma velha senhora no ônibus para São Paulo. Não devemos sempre esperar o pior das pessoas. Mas a gente também não pode ser ingênue, né não?!