Não é normal alguém criticar o fato de uma mulher aos 15, 20 ou 40 anos não ter um namorado. Ou associar o tamanho da roupa aos assédios que recebe na rua. Muito menos dizer que estes assédios são, na verdade, elogios. O problema é que, em pleno século 21, todos estes comentários machistas continuam a perseguir meninas e mulheres por aí e, na maioria das vezes, passam despercebidos como algo mega comum. Só que não, né?! Listamos 10 frases clássicas pra você ficar ligada(o) e ter mais cuidado. Afinal, meninas também podem soltar uns comentários assim, sem perceber...
Se você é mulher e ainda não ouviu isso pelo menos dos parentes pode contar no relógio que a hora vai chegar. A questão é que a galera insiste em associar as qualidades da mulher ao casamento e, sobretudo, à ideia de que o papel da esposa é servir o marido. Que tal substituir o "já pode casar" por "já pode morar sozinha" ou "já pode abrir o próprio restaurante", hein?!
Parece uma simples frase, mas não passa de um comentário repressor, mostrando que, desde pequenas, meninas devem ser tolidas, afastadas de sua própria liberdade como se fossem um objeto frágil. Ao invés de reprimir, que tal conversar com elas desde cedo sobre a realidade?!
Empoderem nossas meninas!
O clássico estereótipo machista de que ou você é uma coisa ou outra. Por que não podemos ser tudo? Fala sério, né?!
Esse ou qualquer outro tipo de comentário que você escuta na rua, que te constrange, sexualiza ou subestima, não é elogio. É assédio.
Não tem essa de justificar as atitudes violentas do sexo oposto com o tamanho, o modelo ou qualquer outra característica da sua roupa. Até porque isso não evita ou muda absolutamente nada.
Acredite, isso é nada menos que a galera descontextualizando o movimento feminista com o único intuito de invalidá-lo.
Se em alguma discussão você já ouviu uma frase dessas saiba que não, você não está louca, maluca, doente. É só uma forma dele invalidar os seus argumentos e atitudes. A prática, inclusive, é mais comum do que você imagina e recebe o nome de gashlighting.
Pois homem também, viu?! Que história é essa de segmentar cuidados com a saúde, pele, psicológico e tudo mais por gênero?!
E quem disse que mulheres nasceram com a função de agradar o sexo masculino?!
Se mulheres fazem treinos e avaliações iguais aos homens, por que não ouvimos o contrário, hein?! Tá aí o tipo de "brincadeira" machista que já perdeu a graça há um bom tempo...