Não é de hoje que rola esse papo de feminismo. A corrente que luta pela equidade e garantia de direitos às mulheres é antiga e está longe de ser esse monstro que uma galera por aí diz ser. Às vezes, você pode ser feminista - ou pró-feminismo - e nem sabe. Pensando nisso, que tal algumas dicas de filmes para você entender melhor o que é esse movimento feito por e para mulheres, hein?! Listamos 7 produções com uma pegada feminista para incluir na maratona!
"As Sufragistas" é ótimo para entender as origens do feminismo e sua importância para a história. Dirigido por Sarah Gravon, o filme retrata a Inglaterra do início do século XX, momento em que a primeira onda do movimento feminista lutava para conseguir o direito do voto e melhores condições de vida. Vale muito a pena!
"Ela é linda quando está com raiva". Qual mulher nunca ouviu uma frase como essa em tom pejorativo, né?! Só pelo título, o longa já merece sua atenção! A produção é um documentário e relembra, junto a nomes importantes do feminismo, a segunda onda do movimento nos Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970.
Diferente dos outros dois títulos, "Estrelas Além do Tempo" é tipo de filme que vai retratar o feminismo, mas através das entrelinhas da história. A produção se passa no contexto da Guerra Fria, em que Estados Unidos disputa com a antiga União Soviética a supremacia na corrida espacial ao passo que lida internamente com uma cisão racial muito hostil entre negros e brancos. No meio disso tudo, três funcionárias negras da NASA precisam lidar com o preconceito enraizado e provar sua competência a todo instante. Simplesmente incrível!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Frida Kahlo, grande símbolo feminista. O longa biográfico da pintora mexicana retrata sua personalidade forte, sua bissexualidade, questões com o marido e como ela se tornou um ícone feminista de seu tempo. E o melhor de tudo: tem na Netflix!
Estrelado por Julia Roberts, o longa disponível na Netflix mostra os desafios diários de uma professora recém graduada que consegue emprego em um colégio mega conceituado e conservador. Disposta a lutar contra essas normas, a professora acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da sociedade patriarcal. Filmão!
O Purebreak já adianta: é pesado, mas vale a pena! "Filha da Índia" é um documentário sobre o episódio do estupro coletivo em um ônibus em Nova Déli, em 2012. A jovem tinha apenas 23 anos e acabou falecendo depois. A partir disso, a produção mostra a onda de manifestações que aconteceu no mundo todo lideradas por mulheres indignadas com a violência e os valores patriarcais do país.
O filme é ótimo para a galera entender de uma vez por todas que feminismo não é o oposto de machismo. Disponível na Netflix, o longa ironiza o que seria uma sociedade "femista", aquela comandada por mulheres, e mostra como isso, de fato, não acontece e é impossível de acontecer. Veja!!!