Nos dias em que você se dedica à missão de procrastinar a vida, que tal um joguinho suave para completar a moleza? A louça fica pra amanhã, tá chovendo muito pra ir pra academia ou apenas você não está afim de estudar hoje. Nos dias que nada disso vai acontecer, e você quer algo para se divertir só por hoje, sem downloads e dores de cabeça, aí vai uma sugestão com os 10 melhores jogos de navegador. Ah, e é tudo grátis.
"The Legend Of Zelda: A Link to the Past"
O site NESbox tem centenas de jogos de NES e SNES, todos emulados pra rodar no seu browser. Dentre tantas opções, escolhemos o mais amado da franquia Zelda: era top na década de 1990.
É um MMORPG de navegador: parece esquisito, mas funciona. Na verdade, roda melhor para quem tem Windows 8. Do contrário você vai precisar instalar 280 atualizações do Java até ficar tudo no esquema perfeito. Não há nada inovador por aqui, afinal "Runescape" já completou seus 13 anos de idade e não atualizou quase nada da interface gráfica. Missões, evoluir o personagem, colecionar itens, coletar e vender material...Aquela mesma coisa de sempre.
Se estratégia é algo atrativo pra você, os passarinhos são a melhor companhia. Há várias formas de completar a maioria dos níveis, mas apenas uma delas rende a pontuação de 3 estrelas. Esse é o desafio! Ah, e o jogo só roda em Chrome.
"The Hitchhiker's Guide to the Galaxy"
A aventura se baseia em sobreviver numa galáxia. A inspiração foi o 1º livro "Guia doi Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams, que tem muitos fãs por aí. Quem já leu, inclusive, vai identificar pistas muito úteis no game. É necessário se cadastrar no site da BBC pra jogar e você vai guiando a aventura através de texto (em inglês), digitando "Go west", "Go in", "Do this", "Do that". Requer uma intimidade com o inglês, mas depois que você pega o jeito, fica muito viciante.
"Robot Unicorn Attack Evolution"
Unicórnios são os melhores, mas nesse caso você é unicórnio robô e está em uma espécie de terra de sonhos, correndo e saltando freneticamente no meio de brilhantes arco-íris. Até que alguma coisa impeça seu caminho.
É um dos jogos mais casuais que você pode imaginar. São 400 compostos químicos que você precisa raciocinar como pode fazer combinação entre alguns elementos básicos e usar a criatividade para inventar substâncias novas. Não é nada científico, então nem adianta achar que vai estar em "Breaking Bad" e descobrir o segredo da metanfetamina perfeita.
O cenário é de humanos lutando para acabar com o culto ao Dragão, que fortalece as criaturas que querem dominar o mundo. São 4 classes pra escolher: mago, ranger, mecânico ou um guerreiro. Os gráficos lembram "Diablo II", mas com limitações. A página do jogo vai oferecer o download do client, mas isso não é obrigatório. Pode ser jogando somente no navegador.
Tem jogo de tiro no navegador também. Não será tão livre de lag quanto um FPS instalado no PC, mas os gráficos até que são interessantes. Vale a pena se o que você quer é apenas passar algumas horas.
Jogo de estratégia com clima medieval onde cada jogador é líder de uma pequena aldeia. Você precisa cuidar e evoluir seu pedacinho de terra coletando recursos, treinando guerreiros e atacando outras aldeias. O objetivo é conseguir a melhor metrópole da idade média!
Como diz o nome, você controla um tanque indestrutível. Ao contrário do que normalmente acontece, você tem que se jogar em cima de todas as bombas e fazer seu tanque voar pelos ares e atingir os aviões. Quando mais seu tanque quicar e atingir aviões, mais combos, mais pontos. É ótimo pra quando você está estressado! Tudo explode, menos você.