Uma das tribos urbanas que vemos por aí é a dos otakus. Em qualquer busca que você fizer a definição é super simples. Mas a verdade é que estas pessoas são muito mais aficcionadas pela cultura japonesa do que apenas "fãs de animes e mangás". Afinal, quem nunca viu "Pokémon", "Dragon Ball Z" ou "Sailor Moon"? Pra afirmar que alguém é um otaku, é necessária uma análise mais profunda. O Purebreak reuniu cinco sinais certeiros para identificar que seu amigo ou amiga faz parte desse grupo e em que nível está.
Eles começam a ouvir The Gazette, High And Mighty Color, Aqua Timez e outras bandas de J-Rock ou J-Pop. Tem uma assinatura premium do Crunchyroll, o serviço de streaming de animes e programas japoneses e nunca mais assistiram outro tipo de coisa. Esse é o nível 1.
O quarto da pessoa tem pilhas de mangás nas prateleiras, action figures, almofadas com tema de algum anime e algumas roupas também.
A pessoa passa a conhecer detalhes da cultura japonesa, principalmente a língua. Chegamos ao nível 3 de otakismo porque a pessoa já entrou no curso ou anda treinando como falar Japonês em casa. Passa a usar "Arigatou" no lugar de "Obrigado", "Ohayo" no lugar de "Bom Dia" e "Bonito" nunca mais será bonito. Será eternamente "Kawaii".
Eventos no estilo Anime Friends passam a ser o momento mais esperado do ano. Cosplays deixam de ser apenas uma fantasia maneira. Isso passa a ser um estilo de vida, que o indivíduo constrói, investe uma grana e planeja com todo cuidado. E se orgulha muito disso! Pronto, esse é o nível 4, penúltimo sinal.
Aqui o papo já está sério, com o nível 5. Quando são meninos, eles passam a ter uma 'waifu' e meninas passam a ter um 'husbando'. São expressões que definem uma espécie de amor por um personagem, que adotam como esposa ou marido imaginário, respectivamente. Compram almofadas estampadas com seu amor que se chamam "dakimakura" e dormem abraçados com elas. Chegamos ao que pode ser chamado "otaku completo". Alguns vão dizer que não são "isso" (otakus), com um pouco de raiva de você até. Mas provas são provas: indiscutíveis.
Conta pra gente: quantos amigos seus você identificou com essa lista?