Dois aviões colidiram no aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira (2). Uma aeronave da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes estava taxiando quando bateu em um avião da Guarda Costeira do Japão. A aeronave comercial pegou fogo, mas todos conseguiram escapar. Já no avião da Guarda Costeira, 5 dos 6 passageiros morreram.
Um Airbus A350 da Japan Airlines estava vindo de Hokkaido e pousava no Aeroporto de Haneda, no Japão. Porém, enquanto taxiava, se chocou com o avião da Guarda Costeira do Japão, que estava parado na pista de pouso. O Airbus tinha 379 a bordo, sendo 367 passageiros e 12 tripulantes. A Japan Airlines informou que após a colisão todas as 379 pessoas conseguiram sair à tempo através da rampa da saída de emergência. Já no avião da Guarda Costeira, 5 dos 6 tripulantes morreram. O único sobrevivente foi o piloto da aeronave, que está internado em estado grave. Vídeos mostram o momento em que acontece a colisão entre os aviões e os passageiros fugindo da aeronave:
Um terremoto de 7,6 atingiu a costa oeste do Japão no dia 1º de janeiro. Ao todo, 48 pessoas morreram. De acordo com a Guarda Costeira, seu avião estava na pista para decolar até a base militar de Niigata, que fica na costa oeste do país. O objetivo seria levar ajuda para as cidades e vítimas da tragédia.
Até o momento, ainda não há confirmação do por que os dois aviões estavam na pista no mesmo momento. Segundo Fumio Kishida, primeiro ministro do Japão, novas informações estão sendo investigadas para esclarecer o que causou o acidente.