Os brechós estão fazendo sucesso no TikTok. Os usuários da rede social hitaram ao apresentar novos lugares para comprar roupas de segunda mão e ao mostraren os looks mais interessantes que compuseram com as peças obtidas. Mas não é só por lá que eles estão bombando. Hoje em dia, deixamos para trás todo o estigma com esses estabelecimentos e finalmente aprendemos a reconhecer as vantagens de adquirir peças neles, que podem te surpreender.
Esse é o motivo mais óbvio e com certeza um dos principais. As roupas em brechó são mais baratas que as vendidas em lojas de grande porte e é possível que tenham a mesma qualidade. Muitas peças, inclusive, são de marcas de luxo e podem nem ter sido utilizadas, estando ainda com a etiqueta. Ou seja, você economiza bastante e ainda mantém o estilo.
Todos os processos da indústria de roupas utiliza muitos recursos naturais e impacta gravemente no meio ambiente. Segundo a Ellen MacArthur Foundation, a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente. O relatório ainda informa que, em 2015, a emissão de gases de efeito estufa da indústria produziu um total de 1,2 bilhão de toneladas de CO2, o que é equivalente a mais do que todos os voos internacionais e transporte marítimo combinados. Assim, ao comprar em brechós, você evita adquirir peças diretamente de quem fabricou e reduz seu papel financiando isso.
A gente já sabe que não tem planeta B. Nossa casa é a Terra e não existe "fora" dela. Isso é, o lixo que a gente produz não vai embora. Ele fica aqui armazenado com a gente. Por isso, toda a roupa usada que compramos não só é uma peça do fast fashion que deixamos de adquirir, como uma que iria para o "lixo" e que passamos a dar um novo significado ao reutilizar. Com isso, deixamos de incentivar a massiva produção da indústria têxtil, evitando o desperdício.
Também sabemos que apoiar produtores e comerciantes locais é superimportante. Isso porque a economia da região vai se fortificando e o dinheiro roda por ali mesmo. Ao comprar com vendedores de brechós locais, evitamos adquirir roupas em lojas multinacionais, que incentivam uma renda estrangeira, por exemplo. E isso ajuda todo mundo.
Outro problemão da indústria da moda é a questão da exploração dos trabalhadores. Não é novidade os casos de trabalho análogos à escravidão que vêm à tona ou uma jornada de trabalho excessiva que paga muito mal. Comprando de segunda-mão, você deixa de financiar esse tipo de produção e ajuda os trabalhadores dos brechós, que precisam do dinheiro.
Esse tipo de comércio também é conhecido por ter coisas muito diferentes das lojas tradicionais. Por isso, é muito comum encontrar roupas antigas ou de marcas desconhecidas e bem diferentes. Peças vintage ou que ninguém mais têm são muito frequentes nos brechós e podem incrementar o seu estilo.
Por ter tantos itens diferentes, ir às compras no brechó é revolucionário para o seu visual. Lá, você vai encontrar diversas roupas, acessórios e calçados interessantes. Às vezes pode achar peças incríveis e que acredita que não tenham nada a ver com seu estilo. Mas essa é a hora de arriscar! Invente, reinvente-se e se permita experimentar cores, tecidos e estampas variadas. As oportunidades de looks maravilhosos são ilimitadas.
Há brechós em praças, escondidos em pontos que passam despercebidos e até em marcos históricos. Por isso, o próprio caminho até ir às compras já é superinteressante. Você vai poder conhecer novos lugares, explorar a cidade e pode se surpreender.