Com 17 apenas aninhos Malala Yousafzai zerou a vida e conquistou o prêmio Nobel da Paz! Junto com a premiação, a paquistanesa recebeu R$ 3,7 milhões que serão dividos com o Kailash Satyarthi, ambos foram vencedores na mesma categoria em 2014.
Após receber a medalha e o certificado, a adolescente falou sobre os direitos da crianças e emocionou os participantes do evento: "Que nós sejamos a última geração a ver salas de aula vazias, infâncias perdidas e potenciais desperdiçados", desejou a ativista.
Sobre Malala Yousafzai
A jovem foi criada no Paquistão, um país extremamente conservador que acredita que mulheres só servem para cozinhar e criar a família. Esta crença ficou ainda mais rigorosa quando um movimento religioso, conhecido como Talibã, dominou a região. A influência foi tão grande que em 2011, 34% das meninas não frequentavam a escola.
Malala não estava satisfeita com a realidade de onde morava e decidiu escrever um Blog conhecido como "Diário de uma Estudante Paquistanesa" conquistando notoriedade. Nunca teve medo de falar abertamente sobra as injustiças que vivia, o que irritava o grupo Talibã.
Um dia, quando Malala voltava para casa, dois jovens subiram no ônibus, perguntaram pela adolescente e a deram um tiro na cabeça dela. As amigas que estavam perto também foram baleadas... Em estado grave, a jovem foi transferida para o Reino Unido onde se recuperou. Apesar de continuar na Inglaterra, ela mantém a luta pela educação feminina.
As meninas que estavam no dia do acidente sobreviveram e acompanharam Malala durante a premiação. Enquanto a jovem falava sobre o direito das crianças, o indiano Kailash Satyarthi, outro vencedor do Nobel da Paz, defendia ampliar a batalha contra a escravidão infantil.