Uma boa noite de sono é fundamental. Seja para conseguir aguentar o dia ou ter bom humor para lidar com as pessoas, a qualidade do nosso sono afeta diretamente a nossa vida. Mesmo assim, uma pesquisa feita pelo Acorda, Brasil! revelou que 62% dos brasileiros dormem mal. Isso significa que precisamos urgentemente falar sobre o assunto, para que possamos descansar melhor. Com certeza estas 7 dicas vão te ajudar nessa missão.
Organizar uma rotina te ajudará a regularizar o seu relógio biológico. Não precisa ser nada minuciosamente arquitetado, se planejamento não é o seu forte. O importante é separar quais horas do seu dia serão usadas para descanso, trabalho, estudo e lazer. Essa programação fará com que o seu corpo entenda como funcionará a energia dele naquele momento, te auxiliando a relaxar quando for o horário certo.
Verdade seja dita, a alimentação afeta todas as áreas da nossa vida. Com o sono isso não é diferente. Ingerir comidas muito gordurosas ou de difícil digestão pode te atrapalhar a dormir. Tente se alimentar algumas horas antes de ir descansar, para que o seu corpo realize a digestão de forma completa, e procure alimentos mais leves, evitando refluxos ou outras coisas que podem gerar problemas para o seu bem-estar durante a noite.
Os amantes de café vão odiar essa dica aqui, mas ela é bem importante. Evite tomar bebidas com cafeína até 6 horas antes de ir deitar, incluindo café, chá preto, coca-cola e alguns outros refrigerantes. Eles fazem com que você tenha mais dificuldade para pegar no sono. No seu lugar, o ideal é tomar algo mais levinho, como chás calmantes, que te ajudarão a dormir.
Pode ser que muitos dos seus problemas para dormir tenham a ver com algum transtorno psicológico. E tá tudo bem procurar ajuda para lidar com isso. Estresse, ansiedade e outras questões de saúde mental podem realmente tirar o seu sono, fazendo com que se torne quase impossível desligar a mente para descansar. Profissionais da psicologia podem te ajudar com seus problemas e fazer com que você tenha uma noite livre de dor de cabeça. Por que não dar uma chance?
Nada de televisão, celular, computador e nem mesmo relógio antes de dormir. A gente sabe que é difícil resistir à tentação, só que evitar a exposição às telas até uma hora antes de ir deitar pode trazer grandes benefícios para o seu sono. No geral, aparelhos eletrônicos, como vídeo game e celular fazem com que o cérebro fique agitado, proporcionando dificuldades para dormir.
Exercício físico é essencial para o bem da nossa saúde mental. A prática auxilia a liberar diversos hormônios que dão a sensação de bem-estar e ajudam a combater doenças como a depressão e a ansiedade. Além disso, esse tipo de atividade fará com que você gaste bastante energia, fazendo com que você tenha mais necessidade de descansar à noite. Só cuidado para não praticar exercícios depois das 21h, porque pode ser que ele tenha o efeito contrário e aumente sua disposição na hora de dormir.
Luz durante a noite é algo que interfere na produção do hormônio melatonina, responsável por regular o nosso sono. Mas, se para você é muito importante ter algum ponto de claridade, tente priorizar luzes quentes, como lâmpadas amarelas, bem fraquinhas. Assim, o seu sono será favorecido. Quanto aos barulhos, pode até ser que você consiga dormir melhor ouvindo sons calmos ou algo do tipo, só lembre-se que isso não é para todos e pode te atrapalhar.