por Biia Santos
Viver bombardeade de informações pode ter seus benefícios mas, para algumas pessoas, isso se torna um gatilho psicológico. O mesmo acontece quando temos uma rotina desequilibrada, que acaba trazendo mais problemas de saúde para o nosso corpo.
O monge-chefe de um templo zen-budista, Shunmyo Masuno, comenta sobre como manter a serenidade neste mundo caótico. Em seu novo livro "Don't Worry", ele explica como focar no aqui e agora pode nos libertar de uma ansiedade desnecessária.
O autor best-seller ainda deu uma entrevista ao The New York Times no qual ele aborda algumas práticas que o ajudam no dia a dia. Segundo ele, 90% das coisas que nos preocupamos nunca se concretiza e, por isso, o mal estar emocional (e às vezes, físico) aparece. Veja como evitá-lo:
Aqui o "truque" para se sentir melhor ao longo do dia é ter a sensação de dever cumprido. A dica não é madrugar, mas acordar pelo menos 30 minutos mais cedo do que o habitual.
Durante a entrevista, o monge afirmou que sempre realiza uma tarefa doméstica por 10 minutos no dia, em especial pela manhã. Isso o ajuda a começar sua jornada diária como um "herói" já que a cada dia ele escolhe um local para limpar, evitando grandes faxinas.
A maioria de nós já ouviu falar sobre os benefícios da meditação. Masuno afirma que a prática é o segredo para manter sua serenidade e que, às vezes, aposta em exercícios de respiração nos momentos de maior estresse.
Aqui, Masuno explica que para evitar que problemas desnecessários cresçam em sua mente, o ideal é tomar uma atitude prática sobre eles. É um método eficaz para aplacar a ansiedade e evitar pensamentos desenfreados.
Em uma realidade onde as redes sociais nos bombardeiam com "outras realidades", é quase impossível não se pegar comparando com a felicidade, o trabalho e a vida de outre. Porém, o monge afirma que, ao evitar esse comportamento, 90% das obsessões desaparecerão.
Outra dica que possa ser essencial para esta rotina: a reeducação para usar as redes sociais. Trocar momentos no aparelho por longas caminhadas ao ar livre, leituras, exercícios, como lutas e danças, ou até mesmo umas partidas nos games podem ajudar a ter mais sensação de "liberdade" e bem-estar. Qual hábito você começará primeiro?