O corpo humano é uma das coisas mais fascinantes do mundo. Cheio de mistérios e fatos muito interessantes e surpreendentes, nosso físico e nosso interior seguem entregando descobertas incríveis que nos fazem entender a nós mesmes de uma forma muito mais profunda. Por isso mesmo, o Purebreak Brasil reuniu uma lista de curiosidades sobre ele que com certeza te deixarão bem chocade. Veja!
O ser humano tem aproximadamente 305 ossos enquanto criança. Já quando chega na fase adulta, o número cai para 206. Curioso, né? Ao contrário do que você pode pensar com essa afirmação, a gente não "perde" ossos com o crescimento. Na verdade, o nosso esqueleto tem mais cartilagem quando somos bebês e, ao crescer, muitos ossos acabam se fundindo e se tornando um só.
Existem duas partes do nosso corpo que nunca param de crescer enquanto estamos vives. Elas são as nossas orelhas e narizes. Ambos seguem crescendo pouco a pouco, de forma quase imperceptível para muites.
Achava que só o Wolverine tinha o fator de cura apurado? Pois é, o seu fígado também tem um superpoder. Esse órgão consegue reconstituir até 75% dos seus tecidos. Mas vai com calma, porque sua regeneração traz algumas diferenças significativas, como um tecido mais fibroso, vasos sanguíneos que não se recuperam 100% e também pode comprometer a circulação.
Por mais que seja responsável pelo mecanismo de produção de dor no corpo, devido aos seus nociceptores - terminações nervosas que conseguem receber as dores da pele, articulações e até órgãos -, o cérebro em si não sente dor. Isso acontece porque ele não tem terminações nervosas. E é por isso que é possível realizar neurocirurgias mesmo com pacientes acordades.
Calma, não precisa se assustar, mas sua boca é um lugar infestado por bactérias de diferentes espécies. Existem por volta de 700 espécies diferentes de bactérias bucais em cada ser humano. Só na língua, esse número chega perto de 100, ainda que boa parte delas sejam benignas.
Essa aqui também vai te surpreender. O osso mais forte do corpo humano não está no pé, perna, braço e nem mesmo na mão. Na verdade, a mandíbula é quem assume esse posto. Também chamada de maxilar inferior, ela é o único osso do crânio que é móvel, mantém os dentes e suporta bastante estresse. Além disso, consegue se movimentar por toda a vida, repetidamente.
Essa foi a que mais nos surpreendeu porque, na verdade, os cabelos que achamos serem brancos são TRANSPARENTES! Isso se dá pelo motivo de que o cabelo é translúcido e, por isso, não tem uma cor certa, já que pode refletir absolutamente tudo. E o resultado de disso é que ele absorve e reflete tanto, que a junção dessas cores é o branco que nós vemos. Loucura!
Por último, te deixamos com essa informação um tanto quanto inusitada, mas bem óbvia quando você para para pensar: a pele é o maior órgão humano. Formada por três camadas diferentes, ela corresponde a quase 15% do peso de um adulto. Incrível, né?!