Se os últimos capítulos de "Riverdale" já mostravam que Archie (KJ Apa) e companhia estavam cada vez mais metidos em vários problemas, o oitavo episódio da série, "Outbreak", que também marca a mid-season finale, prova que eles estão bem longe de conseguir viver em paz na cidade que tanto amam.
Depois de vermos Jughead (Cole Sprouse) encontrando sua mãe e sua irmã em Toledo, descobrimos que Hiram Lodge (Mark Consuelos) mandou Penny Peabody (Brit Morgan) para capturar Archie e quem estiver do seu lado. Para a sorte de todos, Jellybean (Trinity Likins) pega um estilingue e consegue apagar a loira que veio buscar o ruivo a qualquer custo.
Após Gladys (Gina Gershon) descobrir que seu filho está em perigo, ela decide pedir para F.P. (Skeet Ulrich) buscar Jughead e levá-lo de volta para "Riverdale", onde ficará sob proteção das Serpentes. A mãe de Jug faz outra ligação e chama Fred Andrews (Luke Perry) para também buscar seu filho, que aparece e o leva até a fronteira do Canadá, onde ele pode se esconder do pai de Veronica (Camila Mendes). Os dois se despedem e o ruivo vai embora.
Enquanto isso, em Riverdale, Betty (Lili Reinhart) ainda está presa no sanatório das Irmãs Silenciosas. Porém, agora ela e Ethel (Shannon Purser) começaram a se entender. Afinal, a ruiva se livrou da droga que estavam lhe dando no lugar. As duas, então, estão trabalhando juntas para fugir e libertar todos os pacientes que estão sofrendo lavagem cerebral. Apesar de conseguirem concluir o plano, foi um pouco tarde demais. Hiram conseguiu concluir seu planejamento de isolar completamente a cidade e colocá-la em uma espécie de quarentena.
No final do episódio tudo ficou de cabeça pra baixo e o teaser do próximo episódios, que só será transmitido em 2019, mostrou que o lado sombrio da série está longe de acabar. Enquanto isso, Veronica e Reggie (Charles Melton) estão cada vez mais próximos. Veja: